Dorival confirma escalação da seleção para estreia com duas mudanças
O técnico Dorival Jr confirmou o time titular que enfrenta a Costa Rica na noite desta segunda-feira (24) na estreia do Brasil na Copa América. Como o UOL antecipou, o técnico fez duas mudanças nos treinos e na equipe que mandará a campo.
A seleção brasileira terá Alisson; Danilo, Militão, Marquinhos e Arana; João Gomes, Bruno Guimarães e Paquetá; Raphinha, Vini Jr. e Rodrygo.
O que aconteceu
Éder Militão e Guilherme Arana ganham chance no time titular. Os dois ficam com as vagas de Beraldo e Wendell, respectivamente.
O defensor do Real Madrid fará o lado direito da defesa e Marquinhos será deslocado para a esquerda. O técnico treinou assim já desde a primeira atividade em Los Angeles.
No segundo treinos, Dorival escalou Arana desde o início no lugar de Wendell e aprovou a mudança. Segundo o treinador, as alterações não são de ordem técnica, mas sim tática.
O que disse Dorival
Alterações. "Fizemos algumas mudanças em trabalhos e nos dois jogos iniciais que foram importantes para conhecer um pouco mais atuando, a maneira como se encaixariam. É relativo ter nomes, vale a distribuição em campo em momentos de combate. Foram fundamentais os treinamentos onde alteramos nomes. A escalação inicial é justamente essa com Militão e Arana, apenas essas duas mudanças. Todos estão preparados e prontos. Não tenho dúvida que a equipe dará uma ótima resposta"
Mudança tática. "Não é uma alteração técnica, é muito mais tática. Acredito que para as exigências de uma partida como a de amanhã, tanto Arana quanto Marquinhos vão se encaixar perfeitamente. Wendell e Beraldo vinha fazendo excelentes jogos. No jogo seguinte podemos ter outra formação. Cada partida pela necessidade de estarmos 100% em todos os jogos, uma ou outra alteração irá acontecer"
Outras respostas de Dorival Jr
Dimensões
Farão com que os jogos sejam muito mais disputados, com confrontos a todo momento. Uma equipe que esteja marcando terá uma chegada muito mais rápida ao gol adversário. Temos que estar ligados, é algo que chama atenção. Nos treinamentos falamos sobre a dificuldade para se criar e a facilidade para se atacar no contra-ataque com transições mais rápidas.
Padrão
Os jogadores terem referências é muito importante. Isso tem chamado atenção. Danilo é uma referência e isso é fundamental para a construção de uma equipe. Eu preciso encontrar um equilíbrio para uma equipe que foi montada há pouco tempo. No futebol você não queima etapas, por isso tentanmos acelerar cada uma delas para termos uma equipe segura e que use a individualidade na criação. As fases do jogo precisam ser bem entendidas rapidamente. Com trocas de passe e domínio da partida não encontremos caminho, de repente nos recolhemos um pouco para sair em contra-ataques rápidos, o que pode vir a ser também uma característica de uma equipe como a nossa que tem jogadores técnicos para criar e rápidos para poder chegar.
Mudanças
São mudanças dentro de uma estrutura natural. Para a partida acredito que seja a formação ideal. Quando fal ode uma cobrança, parte da frente para a defesa e ao contrário. Temos que ter participação efetiva atacando e isso é o equilíbrio. É uma equipe em formação. Até pouco tempo, talvez alguns nem imaginassem estar em uma convocação. Sinto que jogadores preparados e teremos uma boa competição.
Sensação de disputar Copa América
Orgulho poder estar defendendo a seleção mais vitoriosa do planeta. Uma seleção que reconhecidamente foi referência em todo o mundo. Passaram excelentes profissionais e grandes jogadores com história maravilhosa. Gostaria que voltássemos a proporcionar ao nosso público que eles sentissem que estamos entregando o máximo para resgatar a alegria do torcedor.
Contra-ataque de início
Todas as equipes têm suas opções porque as fases da partida são distintas. Essas fases de bem entendidas e desenvolvidas, é natural que você consiga uma vantagem sobre o adversário. Isso é importante.
Endrick
Se tivéssemos uma equipe já equilibrada em campo seria diferente. Conversas tenho com todos os jogadores. Sempre. Em algum momento quem não está iniciando vai entrar para resolver. Um pouco de paciência para que ele encontre seu caminho ali dentro. Sempre trabalhei com todas as categorias de base em meus trabalhos.
Mais Endrick
É um assunto interessante que deveria ser abordado de forma mais profunda. Nós que estamos ali fora torcendo, queremos ver todos juntos a todo momento. Percebendo aquilo que esteja acontecendo e não tendo equilíbrio em campo, você precisa dá um passo atrás. Acho que ele (Endrick) está muito consciente e tranquilo em relação ao que está vendo e sua importância em todos os momentos. Talvez seja a primeira substituição em todas as partidas, se não me falha memória. Vai acontecer de maneira tranquila em natural. Também tenho pressa em colocá-lo em campo, mas também tenho que ter um certo equilíbrio. Daqui a pouco as mesmas pessoas que pedem, de repente podem questionar a entrada e isso não quero que aconteça. Em pouco tempo será um dos mais promissores que estamos vendo nesse momento.