Ex-jogadores criticam Inglaterra e Harry Kane rebate: 'não ganharam nada'

O centroavante Harry Kane não gostou das críticas de ex-jogadores em relação ao desempenho da Inglaterra. Após o empate com a Dinamarca por 1 a 1, ex-atletas como Gary Lineker, Rio Ferdinand, Roy Keane e Alan Shearer fizeram duros ataques ao time inglês. Insatisfeito com os comentários, Kane rebateu e disse que eles também têm sua parcela de culpa pelo desempenho da equipe.

"Todo mundo tem uma opinião, mas a verdade é que nós não ganhamos nada como um país há um longo, longo tempo. E muitos desses jogadores fizeram parte dessa história também. Eles sabem como é difícil isso. Eu não quero enterrar ninguém. Eu só quero mostrar a realidade que eles sabem sobre o quão duro é jogar esses grandes torneios e como é difícil jogar pela Inglaterra", disse Harry Kane antes da partida contra a Eslovênia.

A Inglaterra não conquista um título desde 1966, quando levantou a taça da Copa do Mundo. Desde então, o máximo que conseguiu foi um vice da Eurocopa de 2020 e duas semifinais de Mundial em 1990 e 2018.

Aos 30 anos de idade, Harry Kane vive uma situação curiosa. Maior artilheiro da história da Inglaterra, com 64 gols, ele nunca foi campeão na carreira. Nem mesmo na última temporada, quando se transferiu para o Bayern de Munique, ele levantou uma taça. O clube alemão havia conquistado as últimas 11 edições da Bundesliga antes da chegada de Kane.

Efeito Ronaldinho

O protesto de Harry Kane contra os comentaristas ingleses mostra a dificuldade de atletas em receberem críticas de ex-jogadores. No início do mês, Ronaldinho Gaúcho fez um forte posicionamento contra a Seleção Brasileira. O ex-camisa 10 disse que havia abandonado a seleção e que faltava garra e entrega.

As críticas de Ronaldinho faziam parte de uma campanha de marketing, mas não foram bem recebidas pelos atletas. As falas ganharam repercussão mundial e foram complementadas por outros ídolos, com Romário.

A crise entre a seleção inglesa e os ex-jogadores não teve nenhuma campanha de marketing. Após o empate com a Dinamarca por 1 a 1, o time recebeu duras críticas de ex-atletas. Um dos mais contundentes foi Gary Lineker, que trabalha na BBC e tem um podcast com Micah Richards e Alan Shearer em que chamou a apresentação da equipe como uma "merda".

Um dia após o desabafo de Kane, Lineker, em seu podcast "The Rest is Football", respondeu às críticas do camisa 9 e colocou panos quentes na história

Continua após a publicidade

"A última coisa no mundo que eu queria ser era pessimista e crítico. Eu queria estar feliz com o desempenho do time e empolgado com as apresentações. Não quero ser crítico, mas tem momentos que você precisa ser," disse Lineker em um tom mais ameno que não foi o mesmo de Alan Shearer.

"Eu não retiro uma palavra do que disse. O jogo da Inglaterra foi muito pobre. A grande maioria dos jornalistas e do país dirão isso. Eles foram horríveis. Eu não tenho problema nenhum em repetir isso", completou Shearer.

Pressionada por uma vitória e por melhores apresentações, a Inglaterra enfrenta a Eslovênia nesta terça-feira, em Colônia, às 16 horas (horário de Brasília). Uma vitória garante a liderança do grupo C para a equipe inglesa.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.