Multa em contrato impede reencontro entre Palmeiras e Breno Lopes

Fortaleza e Palmeiras se enfrentam hoje (26), às 21h30 (de Brasília), na Arena Castelão, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante Breno Lopes, emprestado pelo Alviverde ao Leão do Pici, será desfalque por causa de uma claúsula no contrato de empréstimo que prevê multa se ele entrar em campo — os valores não foram divulgados, mas o UOL apurou que é um valor muito alto.

O que aconteceu

Breno Lopes é titular do Fortaleza desde que chegou, já disputou nove partidas, marcou um gol e deu duas assistências. Inclusive, na última rodada, Breno foi o autor de um golaço no empate por 1 a 1 contra o Atlético-MG na Arena MRV.

A multa serve para o Palmeiras se proteger de uma possível grande atuação do atacante contra a equipe que tem contrato. Na Copa Libertadores do ano passado, o Alviverde não fez o mesmo com Merentiel — emprestado ao Boca Juniors — e ele deu a assistência para Cavani marcar um gol no jogo de volta da semifinal.

Abel Ferreira chegou a dizer que foi "injusto" com Breno Lopes no Palmeiras no final do ano passado pela falta de minutos, e neste ano o atacante pediu para deixar o clube. Breno foi peça importante na conquista do Brasileirão de 2023 e foi pouco aproveitado na atual temporada.

Na minha consciência há apenas um jogador no elenco que eu fui mais injusto. Ao contrário do que alguns dizem de que não gosto de vários. Há apenas um que eu disse na frente do grupo e que fui injusto. Esse é o Breno. Quando olho na minha consciência, coloquei um na frente dele quando deveria ter escolhido o Breno. Esse foi o jogador que pode dizer que eu fui injusto com ele.

Breno tem contrato com o Palmeiras até dia 31 de dezembro de 2024, mesmo período do seu fim de empréstimo com o Fortaleza. O atleta não terá o vínculo renovado com o Alviverde e poderá assinar com qualquer equipe para 2025.

Breno encerrou sua passagem no Palmeiras com nove títulos: Copa Libertadores (2020 e 2021), Recopa Sul-Americana (2022), Campeonato Paulista (2022, 2023 e 2024), Brasileirão (2022 e 2023) e Supercopa do Brasil (2023).

Briga com a torcida atrapalhou continuidade no Palmeiras

Breno Lopes mostra dedo do meio para a torcida após marcar o gol da vitória do Palmeiras contra o Goiás, pelo Brasileirão
Breno Lopes mostra dedo do meio para a torcida após marcar o gol da vitória do Palmeiras contra o Goiás, pelo Brasileirão Imagem: Leco Viana/Thenews2/Folhapress
Continua após a publicidade

Breno Lopes tinha muito prestígio com a comissão técnica e a diretoria do Palmeiras. Ele era visto como um exemplo de profissional e avaliado como ótimo jogador.

O atacante está eternamente na história do clube: marcou o gol do título da Libertadores de 2020, contra o Santos, e o tento da vitória contra o Fluminense — na penúltima rodada do Brasileirão do ano passado — que encaminhou o 12º título brasileiro para o Alviverde.

Breno teve problemas com a torcida. Após uma vitória contra o Goiás no ano passado, ele comemorou mostrando o dedo do meio para a Mancha Verde, principal organizada do clube. Breno recebeu apoio público dos companheiros, de Abel Ferreira e até a presidente Leila Pereira. Mas a torcida não esqueceu o episódio.

O jogador encerrou sua passagem pelo Palmeiras com 167 jogos e 25 gols.

Deixe seu comentário

Só para assinantes