CBF divulga áudio do VAR de pênalti contra Corinthians: 'Agarrão acintoso'
Do UOL, em São Paulo
27/06/2024 09h34
Classificação e Jogos
A CBF divulgou o áudio da conversa na cabine do VAR no lance do pênalti para o Cuiabá contra o Corinthians, pelo Brasileirão (confira abaixo).
O que aconteceu
Pitta caiu no limite da área com a linha de fundo após disputa de bola com Cacá, aos nove minutos do segundo tempo, e o árbitro mandou o jogo seguir. O árbitro Fábio Augusto Santos Sá Jr estava perto da jogada e fez gesto para o atacante do Cuiabá levantar. O placar estava 1 a 0 para os visitantes.
No entanto, o VAR sugeriu revisão após dois minutos de debate com mudança de interpretação na cabine: "Agarrão acintoso". O árbitro de vídeo Rodrigo Nunes de Sá e seus assistentes discutiram se o lance havia sido dentro da área e se o puxão de camisa ou o braço de Cacá acertando o rosto de Pitta configurariam falta. O responsável pelo VAR primeiro entendeu que não, mas depois perguntou aos companheiros: "Alguém entende como penal". A resposta do AVAR foi "sim".
Fábio Augusto Santos Sá Jr foi para o monitor e mudou a decisão. Toda a intervenção durou cerca de quatro minutos e terminou com cartão amarelo aplicado ao defensor corintiano.
O próprio Pitta foi para a cobrança, mas Matheus Donelli defendeu. Na reta final do confronto, Matheus Bidu saiu do banco e fez um golaço para empatar na Neo Química Arena.
Diálogo do VAR
Cabine: "Ele está fora de campo..."
Marcos Vinicius Gomes (AVAR): Aguarde, Fábio, aqui é Marcos Vinicius falando. Estamos checando um possível penal."
Rodrigo Nunes de Sá (VAR): "Temos braço na referência, a mão passa de raspão no rosto do adversário... Me dá outro ângulo."
Assistente: "Só fica atento no treinador do Corinthians, com dedo em riste, reclamando."
Cabine: "Olha esse agarrão na camisa com a mão direita..."
Rodrigo Nunes de Sá: "Não é essa mão na camisa que impacta o adversário... Me dá em velocidade normal. A bola está em disputa embaixo."
Marcos Vinicius Gomes: "Olha que está puxando. Está puxando desde fora da área."
Rodrigo Nunes de Sá: "Alguém entende como penal?"
Marcos Vinicius Gomes: "Sim, ele está puxando, se está dentro da área, entendo como penal. Ele estava muito acintoso também. Só vê onde termina."
Rodrigo Nunes de Sá: "Ok, impacta... Isso tudo é dentro da área. Eu recomendo revisão para um possível penal. Tem um agarrão acintoso na camisa do jogador, e ele termina também com o braço que atinge o rosto do adversário. O que impacta na falta é o agarrão. Vou te mostrar."
Fábio Augusto Santos Sá Jr: "Tá dentro da área, ok. Foi o número 25, vou voltar com penal e cartão amarelo. Após revisão, foi constatado uma falta com uso do braço no rosto temerário".
Rodrigo Nunes de Sá: "Não esquece do agarrão de camisa que impacta no adversário."
Fábio Augusto Santos Sá Jr, ao informar no estádio: "Após revisão, foi constatado um puxão e um braço temerário no rosto. Penal de cartão amarelo."