Os 'minicampos' que deixam a Fifa de cabelo em pé para a Copa de 2026

Um bilionário dono do Arsenal é o proprietário do estádio que hoje resume a preocupação pensando nas dimensões para a Copa do Mundo 2026.

A dor de cabeça da Fifa — e da Conmebol — passa pela estrutura do SoFi Stadium, em Los Angeles. O estádio está escalado para receber oito jogos da Copa do Mundo de 2026.

O gigante na Califórnia teve a obra (na casa dos R$ 30 bilhões) financiada por Stan Kroenke, dono clube inglês e dos Los Angeles Rams, da NFL. A estrutura foi montada pensando no futebol americano e em shows. O campo é muito estreito para o "soccer".

A região mais próxima ao campo tem três tipos de camarotes. Como o formado da arquibancada é oval, os setores mais críticos ficam perto do escanteio.

O efeito já é irreversível na Copa América, que por causa disso tem "minicampos" menores que o padrão Fifa.

A questão é como e quando será viabilizado o aumento das dimensões para o Mundial de 2026.

A administração do estádio sinaliza à imprensa local que o caminho é retirar esses camarotes e assim comportar um campo no padrão Fifa, com 105m de comprimento e 68m de largura.

Na Copa América, a dimensão do campo é 100m x 64m e isso precisou ser uniformizado em outros estádios, mesmo nos quais seria possível instalar um campo maior.

O UOL apurou que os proprietários dos estádios da NFL não abriram brecha para intervenções pensando na Copa América. A Conmebol nem sequer está com o controle das arenas ao longo da competição toda, como acontece em outros países.

Continua após a publicidade

Stan Kroenke vai levar o Arsenal para jogar um clássico contra o Manchester United na pré-temporada no SoFi Stadium. E nas dimensões reduzidas.

SoFi Stadium foi palco da estreia do Brasil na Copa América e está entre os estádios da Copa 2026
SoFi Stadium foi palco da estreia do Brasil na Copa América e está entre os estádios da Copa 2026 Imagem: Rafael Ribeiro/CBF

E Dallas?

A Fifa já tinha reconhecido essa questão dos gramados em 2018, quando elegeu Estados Unidos, México e Canadá como sedes da Copa.

Outro estádio que precisa de intervenção para a Copa do Mundo é o AT&T Stadium, do Dallas Cowboys, no Texas. Mas a franquia já se mostra mais maleável.

Quando o estádio foi anunciado como sede do Mundial, os Cowboys pontuaram duas questões: "Para atender o regulamento da Fifa, mudanças terão que ser feitas na superfície de jogo para alargar e colocar grama natural no campo".

Continua após a publicidade

O outro quesito é que a Fifa não permite patrocínios nos nomes nos estádios. Por isso, para a Copa, nada de naming rights. O SoFi Stadium vira Los Angeles Stadium, por exemplo, enquanto o AT&T vira Dallas Stadium.

Um dos caminhos para melhorar o campo do Texas pode ser a elevação do gramado, até para acabar com alguns pontos cegos.

E os outros lugares

Dos 11 estádios dos EUA selecionados para a Copa do Mundo, seis sediaram a Copa América do Centenário em 2016: Century Link Field (Seattle), Levi's Stadium (Santa Clara), MetLife Stadium (Nova York), Lincoln Financial Field (Philadelphia), Gillete Stadium (Foxborough) e NRG Stadium (Houston).

No regulamento da competição de 2016, estava escrito que a dimensão seria um padrão Fifa: 105x68m. Mas poderia ser que o comitê organizador aprovasse diferente. No papel, não houve informação adicional. Mas quem hoje cuida dos campos pela Conmebol diz que é fisicamente impossível a implantação de campos no padrão Fifa nos estádios da NFL.

Das cinco novidades na lista em relação a 2016, ainda há o Mercedes-Benz Stadium (Atlanta), que também é casa do Atlanta United, da MLS, e já é preparado para as dimensões da Fifa, bem como o Hard Rock Stadium (Miami), que costuma receber jogos de futebol. O terceiro "novato" é o Arrowhead, casa do Chiefs.

Continua após a publicidade

SoFi Stadium e AT&T, já citados, completam a lista dos estádios da Copa 2026 que não estavam na Copa América 2016.

A distribuição de jogos da Copa 2026

SoFi Stadium (Los Angeles): Oito. Duas partidas dos Estados Unidos e mais três jogos na fase de grupos. Duas partidas na segunda fase (32 avos) e uma nas quartas de final.

AT&T Stadium (Dallas): Oito. Cinco da fase de grupos, dois da 32 avos e um das oitavas.

MetLife Stadium (New Jersey): Oito. Cinco da fase de grupos, um da 32 avos, um das oitavas e a final.

CenturyLink Field (Seattle) - Seis jogos. Um dos Estados Unidos e mais três da fase de grupos. Um da 32 avos e um das oitavas.

Continua após a publicidade

Arrowhead Stadium (Kansas City) - Seis. Quatro da fase de grupos. Um dos 32 avos e um das quartas.

NRG Stadium (Houston) - Sete. Cinco da fase de grupos, um da 32 avos e outro nas oitavas.

Levi's Stadium (San Francisco) - Seis. Cinco da fase de grupos e um da 32 avos.

Hard Rock Stadium (Miami) - Sete. Quatro da fase de grupos, um de 32 avos, um das quartas de final e decisão do terceiro lugar.

Gillete Stadium (Boston) - Sete. Cinco da fase de grupos, um da 32 avos e quartas de final.

Mercedes-Benz Stadium (Atlanta) - Oito. Cinco da fase de grupos, um da 32 avos, um das oitavas e uma semifinal.

Continua após a publicidade

Lincoln Financial Field (Philadelphia) - Seis. Cinco da fase de grupos e um das oitavas.

Deixe seu comentário

Só para assinantes