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Conselho aprova; e Corinthians vai receber R$ 1,1 bilhão por direitos de TV

Coronado comemora gol em Corinthians x São Paulo, jogo do Campeonato Brasileiro Imagem: RENAN MELO/MYPHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Livia Camillo

Do UOL, em São Paulo

29/06/2024 15h54

O Conselho de Orientação (Cori), órgão fiscalizador do Corinthians, aprovou a proposta de R$ 1,1 bilhão da Liga Forte União (LFU), pela concessão dos direitos de TV do clube pelos próximos cinco anos. O assinatura deve acontecer na segunda-feira.

O que aconteceu

A reunião do Cori aconteceu de forma tranquila na noite de sexta-feira e os problemas apontados pela oposição não pesaram. Exisita o temor de o contrato ser rejeitado porque os membros do Cori não receberam qualquer informação prévia sobre o que seria discutido na reunião.

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O Corinthians vai receber R$ 150 milhões como adiantamento até o fim do ano. O pagamento não terá juros.

A diretoria espera que o acordo tenha efeito "calmante" para os ânimos exaltados da política corintiana. O clube vive grave crise financeira, e o adiantamento multimilionário é visto com bons olhos por boa parte dos conselheiros da situação.

Detalhes do acordo

A proposta da LFU prevê que o adiantamento de R$ 150 milhões seja realizado pela XP investimentos, parceira da liga, sem R$ 25 milhões pagos no ato na assinatura de contrato. Os detalhes foram divulgados pela Máquina do Esporte e confirmados pelo UOL.

Ao longo do primeiro ano, o Corinthians não pagará juros à investidora. No entanto, na temporada seguinte haverá reajuste pelo CDI e mais 3%.

Há um ponto específico da proposta que pode transformar o adiantamento - mais conhecido como colchão - em empréstimo. Se o Corinthians for rebaixado no Campeonato Brasileiro, ficaria sem direito de receber valores pelos contratos de TV da Série A.

O adiantamento deverá ser quitado caso a meta de R$ 1,7 bilhão em receitas, feita pela parceira LiveMode, empresa responsável pela CazéTV, não seja atingida. Ou seja, mais uma vez o adiantamento poderia se tornar um empréstimo.

A divisão do bloco comercial é estabelecida da seguinte forma: 45% repartida de maneira igualitária entre clubes, 30% pela performance no campeonato e 25% atrelados à audiência.

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