Calculadora na mão: as contas do Brasil para avançar na Copa América

A goleada do Brasil sobre o Paraguai aliviou a situação da seleção no Grupo D da Copa América. Os comandados de Dorival Júnior ainda não estão 100% classificados às quartas de final, mas perder a vaga é uma hipótese bem remota.

Os cenários do Grupo D

O Brasil (4 pontos) avança ganhando ou empatando com a Colômbia (6 pontos) na terça (2). A seleção assume o topo da chave em caso de vitória e, em caso de igualdade no placar, fica com a 2ª colocação.

Se perder, vai às quartas desde que a Costa Rica (1 ponto) não tire uma desvantagem de, pelo menos, seis gols — os pentacampeões somam saldo de +3, enquanto a equipe da América Central tem situação invertida, com saldo de -3. Os costarriquenhos jogam contra o eliminado Paraguai (0 ponto).

E para as quartas? Como está o Grupo C?

O Brasil ainda tem chance de encarar as quatro seleções do Grupo C: Uruguai (6 pontos), EUA (3 pontos), Panamá (3 pontos) e Bolívia (0 ponto). Nenhum deles ainda está 100% garantido.

Em caso de vitória sobre a Colômbia, o segundo colocado da chave será o adversário. Neste cenário, o jogo eliminatório ocorre no sábado (6), às 19h (de Brasília).

Em caso de empate com a Colômbia, o primeiro colocado da chave será o adversário. Neste cenário, o jogo eliminatório ocorre no sábado (6), às 22h (de Brasília).

Veja a tabela

Grupo C
1 - Uruguai: 6 pontos (saldo +7)
2 - EUA: 3 pontos (saldo +1)
3 - Panamá: 3 pontos (saldo -1)
4 - Bolívia: 0 ponto (saldo -7)

Continua após a publicidade

Grupo D
1 - Colômbia: 6 pontos (saldo +4)
2 - Brasil: 4 pontos (saldo +3)
3 - Costa Rica: 1 ponto (saldo -3)
4 - Paraguai: 0 ponto (saldo -4)

Deixe seu comentário

Só para assinantes