'Não é futebol': técnico da Dinamarca protesta por decisão do VAR

O técnico da Dinamarca fez duras críticas à arbitragem após a derrota por 2 a 0 para a Alemanha. Logo na primeira pergunta da entrevista coletiva em Dortmund, neste sábado, Kasper Hjulmand disse que a partida das oitavas de final da Eurocopa foi definida por duas ações do árbitro de vídeo que 'mudaram o jogo' e pediu por alterações nas regras do futebol após ter um gol anulado 'por um centímetro'.

"Eu gostaria de parabenizar a Alemanha pela vitória, mas preciso dizer que o jogo foi decidido por duas decisões do VAR. Foi por um centímetro. Isso foi o que me falaram. Não estamos aqui para usar o VAR por um centímetro. Poucos minutos depois, uma bola na mão ridícula. Foi um gesto natural, é o jeito normal de correr. Eu não queria falar sobre essas decisões, mas isso mudou o jogo. É frustrante. Para mim, isso não é futebol. Com 1 a 0, tudo mudaria", lamentou o treinador.

Os dois lances que ganharam o protesto do técnico aconteceram no início do segundo tempo. Em ambos, o protagonista foi o zagueiro Joachim Andersen. No primeiro lance, o defensor teve um gol anulado por estar em impedimento. Dois minutos depois, ele colocou a mão na bola em cruzamento feito pelo lateral esquerdo Raum, da Alemanha.

Apesar das críticas, Kasper Hjulmand não quer o fim do VAR, situação que foi discutida na Inglaterra e reprovada pelos diretores da Premier League.

"Não (sobre o fim do VAR). Eu sempre aprovei o VAR. A tecnologia é boa para o esporte. Para mim, minha opinião, a tecnologia é boa. Mas isso não pode depender de centímetros. A regra da bola na mão nós precisamos ter mais cuidado. Quando se está a centímetros, bola rápida, isso precisa ser melhorado. No geral, o VAR é uma boa ideia, mas tem problemas.

O gol anulado de Andersen e o pênalti a favor par a Alemanha mudaram o jogo. Com o 1 a 0 no placar, os donos da casa cresceram na partida e, 15 minutos depois, marcaram o segundo gol da vitória por 2 a 0.

Jules Nagelsmann, técnico da Alemanha, não quis responder a polêmica do dinamarquês e amenizou as críticas sobre a arbitragem do inglês Michael Oliver.

"No geral, as decisões do VAR são certas. É difícil aceitar quando você perder por poucos centímetros. Isso não é fácil. Existe a discussão porque o VAR interrompe o jogo, mas isso é o mais justo. Eu que é uma boa escolha ter o VAR no futebol", concluiu o treinador.

Polêmicas à parte, a Alemanha garantiu vaga nas quartas de final da Eurocopa e aguarda o vencedor da partida deste domingo (30) entre Geórgia e Espanha.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.