CR7 chora após perder pênalti, mas goleiro salva, e Portugal avança na Euro

Portugal sofreu, viu Cristiano Ronaldo viver uma noite de muitas emoções, mas venceu a Eslovênia por 3 a 0, nos pênaltis, e avançou às quartas de final da Eurocopa, nesta segunda-feira (1°). As seleções ficaram no 0 a 0 durante o tempo normal e prorrogação.

Diogo Costa foi o herói da noite no estádio Deutsche Bank Park, em Frankfurt. O goleiro português defendeu as cobranças de Ilicic, Balkovec e Verbic e colocou Portugal na fase seguinte. No final da prorrogação, ele já havia feito um milagre após lambança do zagueiro Pepe.

Cristiano Ronaldo foi da irritação ao choro na partida. O astro português se mostrou bastante nervoso com os erros no primeiro tempo do duelo e foi às lágrimas na prorrogação após ter um pênalti defendido por Oblak. Na decisão por pênaltis, no entanto, converteu a sua batida e pediu desculpas à torcida.

Portugal vai encarar a França nas quartas de final da Eurocopa. As duas seleções se enfrentam na próxima sexta-feira (5), às 16h (de Brasília), no Volkspark Stadium.

Como foi o jogo

O primeiro tempo foi de Portugal, mas terminou com Cristiano Ronaldo irritado e bola na trave. A seleção portuguesa teve o controle da bola, se fez muito presente no campo de ataque, mas não acertou o gol defendido por Oblak. CR7 foi à loucura com, pelo menos dois erros próprios na hora de finalizar, e com o árbitro Daniele Orsato, que mudou o local da bola em uma cobrança de falta. Na chance mais clara da etapa, João Palhinha parou na trave. A Eslovênia, por sua vez, se manteve retraída e só encaixou contra-ataques nos minutos finais, mas nada que causasse muito perigo ao gol português.

O muro esloveno prevaleceu na etapa final. A Eslovênia voltou para o segundo tempo com a mesma estratégia do primeiro: se defender e sair nos contra-ataques. Portugal não teve soluções para furar o bloqueio adversário. A seleção portuguesa só conseguiu levar perigo em cobranças de falta e uma chance de Cristiano Ronaldo, mas nada além disso. O técnico Roberto Martínez até mexeu nos lusitanos, porém o efeito foi mínimo. A prorrogação, que se desenhou durante todos os 45 minutos, se confirmou.

A prorrogação teve pênalti perdido, choro de CR7 e milagre do goleiro português após lambança. Na etapa inicial, Cristiano Ronaldo teve a chance de abrir o placar para Portugal, de pênalti, mas viu Oblak adivinhar o canto e defender a cobrança. O lance levou o astro ao desespero: ele chorou no intervalo e foi consolado pelos companheiros. Na etapa final, a Eslovênia teve a chance de classificação heroica nos pés de Sesko, mas o atacante parou em milagre de Diogo Costa depois de lambança de Pepe.

Cristiano Ronaldo chora após perder pênalti em Portugal x Eslovênia, pela Eurocopa
Cristiano Ronaldo chora após perder pênalti em Portugal x Eslovênia, pela Eurocopa Imagem: Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images
Continua após a publicidade

A estrela do goleiro Diogo Costa brilhou nos pênaltis. O goleiro português defendeu todas as três batidas eslovenas: Ilicic, Balkovec e Verbic. Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes e Bernardo Silva converteram e garantiram a vaga para Portugal.

Diogo Costa, goleiro de Portugal, em ação contra a Eslovênia
Diogo Costa, goleiro de Portugal, em ação contra a Eslovênia Imagem: ANP via Getty Images

Lances importantes e gols

Passou muito perto! A primeira chance clara do jogo foi de Cristiano Ronaldo. Já no final do primeiro tempo, o camisa 7 teve falta para cobrar na entrada da área eslovena e soltou o pé buscando o canto esquerdo de Oblak. A bola passou raspando o travessão e saiu.

Beijou a trave e saiu. No último lance da primeira etapa, Rafael Leão fez jogada individual pela lateral e rolou para João Palhinha. O volante teve espaço na entrada da área e bateu rasteiro. A bola bateu no pé da trave direita de Oblak e saiu.

Oblak espalmou. Aos 10 minutos da etapa final, Cristiano Ronaldo teve nova chance de falta. O camisa 7 soltou nova bomba da entrada da área, mas a bola foi na direção de Oblack, que se agachou e rebateu.

Continua após a publicidade

Pegou mal na bola. A melhor chance eslovena no jogo até então veio aos 16 do segundo tempo. Sesko ganhou sobra de bola após escanteio para Portugal, venceu Pepe na velocidade e finalizou cruzado na entrada da área. No entanto, pegou mascado na bola e viu o chute sair pela linha de fundo.

Oblak 3 x 0 Cristiano Ronaldo. Na primeira chance de CR7 sem ser de bola parada, Oblak novamente foi vilão. O português recebeu passe, invadiu a área e finalizou cruzado, mas o goleiro esloveno segurou firme.

Oblak defende pênalti de CR7. No primeiro tempo da prorrogação, Diogo Jota foi derrubado por Drkusic na área, e o pênalti foi marcado. Na cobrança, Cristiano Ronaldo bateu à meia altura, no canto esquerdo de Oblak, que caiu e espalmou.

Diogo Costa salva lambança de Pepe. O zagueiro português se enrolou com a bola no meio de campo e foi desarmado por Sesko, que saiu cara a cara com Diogo Costa. Ele tentou tirar, mas o goleiro português salvou com a perna esquerda. Milagre.

FICHA TÉCNICA
PORTUGAL 0 (3) X (0) 0 ESLOVÊNIA

Data e horário: 01 de julho de 2024, às 16h (de Brasília)
Competição: Oitavas de final da Eurocopa
Local: Deutsche Bank Park, em Frankfurt (ALE)
Árbitro: Daniele Orsato (ITA)
Assistentes: Ciro Carbone (ITA) e Alessandro Giallatini (ITA)
VAR: Massimiliano Irrati (ITA)
Cartões amarelos: Drkusic, Karnicnik, Celar, Bijol (ESL)

Continua após a publicidade

PORTUGAL: Diogo Costa; João Cancelo (Rúben Neves), Rúben Dias, Pepe (Nelson Semedo) e Nuno Mendes; João Palhinha, Vitinha (Diogo Jota) e Bruno Fernandes; Bernardo Silva, Rafael Leão (Francisco Conceição) e Cristiano Ronaldo. Técnico: Roberto Martínez

ESLOVÊNIA: Oblak; Karnicnik, Drkusic, Bijol e Balkovec; Cerin, Stojanovic (Verbic), Mlakar (Stankovic) e Elsnik (Ilicic); Sporar (Celar) e Sesko. Técnico: Matjaz Kek

Deixe seu comentário

Só para assinantes