Topo

Arthur Elias explica Cristiane fora das Olimpíadas: 'Portas sempre abertas'

Técnico da seleção citou número de convocadas ao abordar ausência da veterana Imagem: Staff Images Woman / CBF

Luca Machado

Do UOL, em São Paulo

02/07/2024 19h38

O técnico Arthur Elias anunciou nesta terça (2) as 18 jogadoras convocadas para defender o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris. Apesar de a experiente Marta estar na lista final, Cristiane, atualmente no Flamengo e maior artilheira da história das Olimpíadas com 14 gols, não foi chamada pelo treinador.

Faltou espaço

Há dez meses no cargo, o ex-Corinthians afirmou que Cristiane provavelmente seria chamada se a lista fosse de uma Copa do Mundo, já que para os Jogos Olímpicos cada seleção pode inscrever apenas 18 atletas, e não 23. Arthur também anunciou os nomes de quatro suplentes e seis jogadoras que se juntarão ao grupo para o período de treinos no Rio de Janeiro.

É difícil afirmar porque o trabalho, o critério seria outro, alguns critérios se modificariam se fosse uma Copa do Mundo. Com 23 jogadoras, era provável que a Cristiane estivesse na lista. Então, o fato dela, com 39 anos, jogar no alto nível que ela está jogando e estar nessa briga até o final, com grandes jogadoras também que foram convocadas aqui, mostra a grandeza da Cris Arthur Elias, em entrevista coletiva após a convocação

O técnico da seleção, inclusive, disse que falará com Cristiane sobre a não convocação. Em 2024, a atacante do Flamengo é a atual vice-artilheira do Brasileirão Feminino, com 11 gols, e balançou as redes uma vez pela seleção, na SheBelieves Cup, contra o Japão, em abril.

Ele também ressaltou que a "porta está aberta" para a veterana — assim como para jovens que consigam produzir bem em seus clubes independente da idade.

Obviamente não falei com ela ainda, vou fazer isso em respeito, não dá para falar com todas as jogadoras, mas algumas, especialmente pelo momento, é importante a gente ter essa sensibilidade. Mas eu fico muito feliz por ela estar como está hoje, e por tudo que ela fez e agregou enquanto esteve aqui com a gente, e a porta está aberta para ela, para a menina de 16, 17 anos, que está começando, e se desempenhar bem, vai estar sempre aberta aqui a porta para todas as atletas que estejam jogando futebol nesse país Arthur Elias

Fora até das suplentes

Além das 18 convocadas para os Jogos Olímpicos, o técnico da seleção brasileira também convocou quatro atletas como suplentes — ou seja, que ficarão à disposição para substituir alguma jogadora que venha a se lesionar durante a preparação ou na França.

Luciana (Ferroviária), Lauren (KC Current), Angelina (Orlando Pride) e Priscila (Internacional) foram as escolhidas. A colorada de 19 anos, inclusive, é a única atacante entre as suplentes. Ela foi artilheira da Libertadores Feminina em 2023 e tem 4 gols na atual edição do Brasileirão Feminino — paralisado para a disputa das Olimpíadas.

Natascha (Palmeiras), Mariza (Corinthians), Vitória Calhau (Cruzeiro), Laís Estevam (Palmeiras), Letícia Monteiro (Corinthians) e Amanda Gutierres (Palmeiras) também foram chamadas para o período de treinos na Granja Comary, que começa na próxima quinta (4).

A seleção brasileira viajará para Bordeaux, na França, no próximo dia 17, para finalizar a preparação. A estreia nos Jogos Olímpicos ocorre no dia 25, contra a Nigéria, justamente em Bordeaux, às 14h (de Brasília). O time de Arthur Elias ainda enfrentará o Japão e a Espanha no grupo C.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Arthur Elias explica Cristiane fora das Olimpíadas: 'Portas sempre abertas' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Olimpíadas