Topo

Turquia faz 2° gol mais rápido da história da Euro e bate Áustria em jogaço

Demiral comemora gol marcado pela Turquia contra a Áustria, pela Eurocopa Imagem: Alex Grimm/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/07/2024 17h52

Classificação e Jogos

A Turquia está nas quartas de final da Eurocopa. Jogando em Leipzig, na Alemanha, a seleção turca bateu a Áustria por 2 a 1, nesta terça-feira (2), com brilho de um zagueiro-artilheiro e milagre do goleiro nos segundos finais de um jogaço.

Demiral foi o nome do jogo eletrizante na Red Bull Arena. O zagueiro turco marcou os dois gols da seleção na partida, ambos após cobrança de escanteio. Gregoritsch anotou pelo lado austríaco. Günok, goleiro turco, também foi peça importante do duelo ao fazer um milagre no último lance.

O primeiro gol de Demiral no jogo se tornou o segundo mais rápido de toda a história da Eurocopa. O zagueiro foi às redes aos 57 segundos da etapa inicial. O tento só fica atrás do anotado por Bajrami, da Albânia, no jogo contra a Itália, nesta edição do torneio, aos 23 segundos.

A Turquia vai encarar a Holanda nas quartas de final. As duas seleções se enfrentam no próximo sábado (6), às 16h (de Brasília), no Estádio Olímpico de Berlim.

Como foi o jogo

A Áustria foi a campo com: Pentz; Posh, Danso, Lienhart e Mwene; Seiwald, Sabitzer, Baumgartner, Schmid e Laimer; Arnautovic. A Turquia teve como titulares: Günok; Müldür, Demiral, Bardacki e Kadioglü; Yuksek, Ayhan e Kokçü; Yilmaz, Yildiz e Arda Güler.

A Turquia abriu o placar ainda no primeiro minuto. Após cobrança de escanteio fechada, Baumgartner evitou o gol olímpico, a bola bateu em Posch e tomou o rumo do gol. O goleiro Pentz salvou em cima da linha, mas a bola se ofereceu para Demiral estufar as redes ainda aos 57 segundos.

A Áustria tentou responder de maneira imediata. Na primeira chegada, Baumgartner tentou chute cruzado de fora da área, mas a bola passou raspando a trave. Logo depois, em cobrança de escanteio, Schmid quase fez um gol olímpico.

O restante da primeira etapa foi truncado e de poucas chances claras. A Áustria teve um pouco mais a bola e tentou chegar ao empate com trocas de passe. Do outro lado, a Turquia apostou nas jogadas de contra-ataque e na bola aérea, mas sem sucesso.

Demiral aproveita sobra na área para marcar durante Turquia x Áustria, pela Eurocopa Imagem: Stu Forster/Getty Images

A Áustria voltou para o segundo tempo sendo mais perigosa. Os austríacos conseguiram uma chance clara logo nos primeiros minutos, quando Arnautovic recebeu cara a cara com Günok e tentou finalizar cruzado, mas parou na boa defesa do goleiro.

Demiral, iluminado, ampliou o placar para a Turquia. Após cobrança de escanteio aos 14 minutos, o zagueiro turco apareceu na primeira trave, subiu mais alto que a defesa adversária e cabeceou firme para estufar as redes.

A resposta austríaca veio na mesma moeda. Aos 20 minutos, Posch desviou cobrança de escanteio na primeira trave e encontrou Gregoritsch do outro lado. O camisa 11, que entrou ao longo da etapa final, só completou para o gol.

O final do jogo foi de intensa pressão e teve milagre. Em determinados momentos, todos os 10 jogadores de linha da Áustria estiveram da intermediária ofensiva para frente, pressionando a defesa turca, que permaneceu compacta e cedeu poucos espaços, apesar do desgaste físico pela intensidade da partida. Mesmo com todo o ímpeto, a insistência austríaca não deu resultado, muito por causa do goleiro Günok, que fez um milagre nos útimos segundos após cabeceio de Baumgartner.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Turquia faz 2° gol mais rápido da história da Euro e bate Áustria em jogaço - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Eurocopa - 2024