Gakpo assume artilharia da Euro, Holanda vence e elimina a Romênia
A Holanda venceu a Romênia por 3 a 0 nesta terça (2) e garantiu a classificação para as quartas de final da Eurocopa. A partida aconteceu na Allianz Arena, em Munique.
Cody Gakpo e Malen, duas vezes, marcaram para os holandeses. Além de fazer o primeiro gol, o camisa 11 deu também a assistência para o segundo e foi o principal nome holandês.
Gakpo foi a três gols na competição. O atacante lidera a artilharia no momento ao lado de Mikautadze, Musiala e Schranz.
A Holanda irá enfrentar o vencedor do duelo entre Áustria e Turquia, que acontece na terça (2) às 16h (de Brasília).
Classificação e jogos
Como foi o jogo
Surpresa na primeira fase da competição, quando terminou como líder do Grupo E, a Romênia entrou em campo atenta e pressionou nos 10 minutos iniciais. A estratégia ofensiva de Edward Iordanescu parou na organização holandesa, que mostrou evolução desde a fase de grupos.
A Holanda segurou a pressão e ficou confortável depois de abrir o placar. Os romenos, por outro lado, não conseguiram repetir a marcação alta do começo e passaram a correr atrás dos adversários.
Gakpo, autor do gol, comandou o jogo para os holandeses e ficou perto de ampliar a vantagem. O atacante até levantou a torcida com mais um gol, mas foi anulado por impedimento.
A quantidade de gols perdidos pela Holanda deixou a Romênia viva e acreditando em um empate até praticamente o final do jogo. Com uma grande atuação de Gakpo, o time classificado enfim balançou as redes pela segunda vez e já nos minutos finais encaminhou a vitória com o terceiro.
Gols e lances de destaque
0x1. Aos 20 minutos do primeiro tempo, Gakpo recebeu passe na esquerda e foi para cima da marcação. O atacante passou por Ratiu e finalizou dentro da área, de perna direita, encontrando o canto do gol.
Susto! Aos 25 minutos, Depay cobrou escanteio buscando a segunda trave. De Vrij apareceu livre para cabecear, mas a bola pegou na rede pelo lado de fora. Torcedores comemoraram acreditando terem visto gol.
Demorou demais. Aos 43 minutos, Dumfries não desistiu da posse na ponta direita e cruzou para a área. Xavi Simons recebeu na marca do pênalti e se enrolou para ajeitar a bola. O jogador chutou sem jeito para fora, já desequilibrado.
Tira a zaga. Aos 8 minutos do segundo tempo, passe de Dumfries foi desviado por Malen e a bola sobrou limpa para Depay. O holandês chutou em cima da marcação, rebatendo entre romenos até parar na defesa de Nita.
Gol anulado. Aos 19 minutos, Gakpo aproveitou sobra depois de cobrança de escanteio e empurrou para o fundo do gol. O atacante mal comemorou porque sabia que estava em posição irregular. O VAR foi acionado e anulou o gol.
Passou raspando! Aos 23 minutos, Depay cobrou falta rasteira por baixo da barreira. A bola saiu à direita do gol passando muito perto da trave.
0x2. A Holanda pressionava no ataque e aos 37 minutos trabalhou com Depay pela esquerda. Gakpo recebeu passe, evitou a saída pela linha de fundo e empurrou para a área. Malen apareceu para finalizar e ampliou para os holandeses.
0x3. Já nos acréscimos, os holandeses armaram contra-ataque. Malen levou a bola pela esquerda e finalizou para o fundo do gol.
Ficha Técnica
Romênia 0 x 3 Holanda
Campeonato: oitavas de final da Eurocopa
Data e horário: 2 de julho de 2024, às 13h (de Brasília)
Local: Allianz Arena, em Munique (ALE)
Árbitro: Felix Zwayer (ALE)
VAR: Bastian Dankert (ALE)
Cartões amarelos: Marius Marin, Stanciu (ROM); Dumfries (HOL)
Gols: Cody Gakpo; Malen (2) (HOL)
ROMÊNIA: Nita; Ratiu, Dragusin, Burca, Mogos (Racovitan); Marius Marin (Cicaldau), Dennis Man, Razvan Marin, Stanciu (Olaru), Hagi (Alibec); Dragus (Mihaila). Técnico: Edward Iordanescu
HOLANDA: Verbuggen; Dumfries, De Vrij, Van Dijk, Aké (Van de Ven); Schouten (Veerman), Reijinders, Simons; Bergwijn (Malen), Depay (Blind), Gakpo (Weghorst). Técnico: Ronald Koeman
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.