Topo

Dorival traça paralelo entre Vini e Neymar e quer seleção sem protagonista

Do UOL, em Santa Clara (EUA)

03/07/2024 01h15

Classificação e Jogos

O técnico Dorival Jr traçou um paralelo entre as ausências de Vini Jr., suspenso para as quartas de final, e Neymar, que não foi convocado por estar lesionado. O comandante falou que talvez tenha chegado o momento da seleção aprender a jogar sem um protagonista.

Ausência de Vini Jr. "Até pouco tempo ouvia dizer que o Brasil tinha que aprender a jogar sem protagonista e acho que é o momento. Aconteceu do Vini ficar fora, perdemos do Neymar há um tempo. Temos que aprender que em determinados momentos não teremos jogadores importantes e outros terão que aparecer. Esse é o caminho"

Cartão amarelo 'estranho'. "Uma situação que aconteceu. É de jogo. Era jogo muito importante e não tinha como segurar ninguém. Queríamos o resultado. Iniciamos muito bem a partida e no primeiro lance, pra mim casual, acabamos tendo o primeiro cartão do Vinicius. Muito estranho tudo que se passou"

Problemas na seleção. "Hoje tivemos dificuldade na saída de bola e proporcionamos retomadas perigosas à frente da nossa área. Não vinha sendo um fato que nos preocupasse pelas opções que sempre tivemos. Nosso quadrado dificultou nossa saída. Essas oscilações vão acontecer"

Confira outras respostas de Dorival Jr em coletiva

Avaliação

É uma equipe em formação e não podemos esquecer disso. Tivermos dificuldades que não vínhamos tendo. O nível do Colômbia é diferente hoje, 22 partidas sem derrota. Porém, tivemos 1 a 0 a favor e uma jogada que poderia resultar no segundo gol nos tira a possibilidade de administrar o resultado. Em muitos aspectos, as coisas já evoluíram. De repente, em momento ou outro, teremos mais dificuldade por causa desse processo que ninguém escapa.

Preocupado ou confiante

É um processo. Ninguém queima etapas no futebol. Equipe vai oscilar. Espero que continue crescendo em comportamentos fundamentais. Só se faz isso com treinamentos e jogos, vai nos mostrando detalhes e com isso vamos construindo.

Paquetá

Eu substituí porque não vinha cumprindo tudo que poderia fazer. Essas oscilações vão acontecer. Preciso fazer opções e arriscar para melhorar o time.

Saída de bola

Tivemos complicações na saída de bola. Eles adiantaram muito bem a marcação e tem um trabalho de encaixe quase perfeito. A análise a respeito da equipe colombiano era essa: que nos traria muitas dificuldades pelo encaixe.

Arbitragem

Não sei se interferência, porém naquele momento seria 2 a 0. Com a velocidade que temos, a equipe que temos, independentemente de as coisas não estarem saindo como queríamos, o resultado seria muito diferente. Em seguida, tomamos o gol de empate. Dentro do estádio talvez só ele e a equipe do VAR não viram. Brasil foi muito prejudicado. Aconteceu, não foi criação de nenhum de nós. Com o resultado ampliado, as movimentações da partida seriam outras.

Uruguai

Os desafios vão acontecer. Jogar contra o Panamá seria simples? Estamos em um torneio em que dificuldades acontecerão. Mas os adversários também nos respeitam muito. Mesmo em uma tarde que as coisas não aconteceram como gostaríamos, não nos venceram.

Pior jogo

Estávamos perdendo o meio de campo. Seria muito simples colocar mais dois atacantes, abriria desnecessariamente uma equipe que não estávamos compacta e não encontrava os ajustes para uma saída de bola consistente e diminuir o espaço dos jogadores de criação adversária. Eles não vinham encontrando infiltrações, a não ser em erros nossos na saída de jogo. Reforcei o meio com jogadores mais frescos para termos uma disputa mais igual.

Vini Jr.

Vinicius tinha mesma liberdade de movimentação. Enfrentou marcação difícil. Individualmente os duelos foram muito disputados e prevaleceram os duelos defensivos. Nossa linha de zaga também prevaleceu sobre os colombianos. Foi um jogo mais dos zagueiros do que dos atacantes. Colômbia teve mais posse e volume de jogo, mas não encontrou infiltração na nossa linha.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Dorival traça paralelo entre Vini e Neymar e quer seleção sem protagonista - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Seleção Brasileira