Na prorrogação, Espanha elimina anfitriã Alemanha e aposenta Toni Kroos

A Espanha está nas semifinais da Eurocopa 2024. Com um gol dramático de Merino no segundo tempo da prorrogação, a seleção espanhola bateu a anfitriã Alemanha por 2 a 1, nesta sexta-feira (5), em Stuttgart, e agora aguarda o jogo entre França e Portugal para conhecer seu adversário na próxima fase.

Dani Olmo saiu do banco de reservas para abrir o placar para os espanhóis. O camisa 10 foi ao campo aos sete minutos do primeiro tempo, após lesão do meia Pedri.

Na pressão, a Alemanha deixou tudo igual com Wirtz. Os anfitriões tomaram conta do campo adversário até empatar aos 43 minutos do segundo tempo.

E Mikel Merino foi o herói improvável que colocou a Espanha nas semifinais. O camisa 6 balançou a rede aos 13 minutos do segundo tempo da prorrogação após assistência de Olmo.

Partida marcou a despedida do "esquentado" Toni Kroos. O meio-campista alemão anunciou recentemente que se aposentaria após a disputa da Eurocopa.

Como foi o jogo

Pedri, da Espanha, foi substituído ainda no primeiro tempo
Pedri, da Espanha, foi substituído ainda no primeiro tempo Imagem: Martin Rickett/PA Images via Getty Images

Espanha perdeu Pedri com sete minutos de jogo. O meio-campista espanhol sofreu uma falta dura de Toni Kroos aos três minutos do primeiro tempo, tentou permanecer em campo, mas desabou e acabou substituído por Dani Olmo.

Seleções apostaram em transições, mas goleiros trabalharam pouco e a Alemanha abusou nas faltas. Espanha e Alemanha disputaram a posse de bola e buscaram roubadas em vários setores do campo. Uma vez com a bola, tentavam acelerar o jogo e ameaçar, com pouco sucesso, a meta adversária. Apesar da partida "pegada", os alemães abusaram nas faltas, indo para o intervalo com dois defensores amarelados.

Continua após a publicidade

Espanha abriu o placar com Olmo, e a Alemanha levou para a prorrogação aos 43 do segundo tempo. Os espanhóis voltaram para o segundo tempo ainda mais agudos, e Dani Olmo marcou logo aos seis minutos. Atrás no marcador e jogando diante de sua barulhenta torcida, a Alemanha "acordou" na partida, se lançou ao ataque e Wirtz deixou tudo igual.

Em prorrogação agitada, Alemanha reclamou de pênalti e brilhou a estrela de Merino. Espanha e Alemanha se lançaram ao ataque durante todo o tempo extra, e Merino conseguiu colocar a bola no fundo da rede alemã aos 13 do segundo tempo. Os alemães ainda saíram na bronca com a arbitragem por um possível pênalti em toque de mão de Cucurella.

Gols e lances importantes

Pegou, Unai Simón! Aos 20 minutos do primeiro tempo, Gundogan acionou Kimmich pela direita, que cruzou na medida para Havertz subir e cabecear. O goleiro espanhol defendeu sem dificuldade.

Respondeu Laporte. Aos 22 minutos do primeiro tempo, Laporte se arriscou no campo de ataque e finalizou de fora da área para defesa de Neuer em dois tempos.

Assim não, Morata! Aos 2 minutos do segundo tempo, Nico Williams inverteu para Lamine Yamal e ele achou Morata próximo à pequena área. O atacante girou, mas finalizou por cima do gol.

Continua após a publicidade

1x0. Aos seis minutos do segundo tempo, Yamal recebeu de Morata pela direita e cruzou para Dani Olmo finalizou no cantinho para abrir o placar.

Espalmou, Simón! Aos 24 minutos do segundo tempo, Harvertz ajeitou de cabeça, Fullkrug fez a parede, Andrich finalizou e Unai Simón foi buscar no cantinho.

Na trave! Aos 31 minutos do segundo tempo, Wirtz escapou em velocidade e cruzou rasteiro para Fullkrug finalizar e acertar a trave.

Assim não! Aos 38 minutos do segundo tempo, Unai Simón cobrou o tiro de meta no pé de Havertz, que tentou de cobertura, mas mandou por cima.

1x1: Aos 43 minutos do segundo tempo, Mittelstadt cruzou, Kimmich ganhou de Cucurella dentro da área e tocou para trás. Wirtz finalizou e deixou tudo igual.

2x1: Aos 13 minutos da prorrogação, Merino aproveitou o cruzamento de Dani Olmo para mandar para o fundo da rede e classificar a Espanha.

Continua após a publicidade

FICHA TÉCNICA

Espanha 2 x 1 Alemanha

Competição: quartas de final da Eurocopa
Data e horário: 5 de julho de 2024, às 13h (de Brasília)
Local: Stuttgart Arena, em Stuttgart, na Alemanha
Árbitro: Anthony Taylor (ING)
VAR: Stuart Attwell (ING)
Cartões amarelos: Rudiger (Alemanha), Raum (Alemanha), Le Normand (Espanha), Andrich (Alemanha), Toni Kroos (Alemanha), Mittelstadt (Alemanha), Ferran Torres (Espanha), Unai Simón (Espanha), Scholotterbeck (Alemanha), Wirtz (Alemanha), Carvajal (Espanha), Rodri (Espanha), Nagelsmann (Alemanha), Unday (Alemanha)
Cartão vermelho: Carvajal (Espanha)
Gols: Dani Olmo (Espanha), aos seis minutos do segundo tempo; Wirtz (Alemanha), aos 43 minutos do segundo tempo; Mikel Merino (Espanha), aos 13 minutos do 2º tempo da prorrogação

ESPANHA: Unai Simón; Carvajal, Le Normand (Nacho), Laporte e Cucurella; Rodri, Fabián Ruiz (Joselu) e Pedri (Dani Olmo); Lamine Yamal (Ferran Torres), Nico Williams (Merino) e Morata (Oyarzabal). Técnico: Luis de la Fuente.

ALEMANHA: Neuer; Kimmich, Jonathan Tah (Thomas Muller), Rudiger e Raum (Mittelstadt); Emre Can (Andrich), Kroos e Gundogan (Fullkrug); Musiala, Sané (Wirtz) e Havertz (Anton). Técnico: Juilan Nagelsmann

Deixe seu comentário

Só para assinantes