Topo

Colômbia goleia Panamá, vai à semi da Copa América contra o Uruguai

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/07/2024 20h55Atualizada em 07/07/2024 02h40

Classificação e Jogos

A Colômbia se classificou com facilidade para as semifinais da Copa América 2024, após golear o Panamá, por 5 a 0, neste sábado (6), em Glendale, Arizona.

Os gols foram de Córdoba, James Rodríguez, Luís Díaz, Richard Ríos e Miguel Borja.

O Panamá nunca esteve perto de ameaçar a classificação colombiana.

Relacionadas

O time colombiano abriu 2 a 0 já com 15 minutos de jogo, virou para o segundo tempo com 3 a 0 e só colocou a cereja no bolo na etapa final.

A seleção colombiana, treinada por Néstor Lorenzo, chegou a 27 jogos de invencibilidade. É a maior série invicta da seleção desde a chamada geração dourada dos anos 1990.

O time colombiano chegou a 11 gols marcados na Copa América e, por enquanto, supera a produção ofensiva do Uruguai, ficando com o melhor ataque da competição

A Colômbia agora pega o Uruguai, que venceu o Brasil nos pênaltis.

A próxima partida será quarta-feira (10), às 21h (de Brasília), em Charlotte.

James garçom de novo

A vitória da Colômbia começou a ser construída em uma jogada forte da seleção: bola aérea.

Foi mais uma assistência de James Rodríguez na competição, que bateu bez o escanteio, logo aos sete minutos da partida. Córdoba não desperdiço.

O gol cedo já condicionou e deu a cara que a Colômbia queria para o confronto.

Não demorou muito, outro jogador que atua no futebol brasileiro apareceu: Arias foi derrubado por Mosquera na área.

Quem cobrou o pênalti para ampliar, ainda aos 15 minutos de jogo? James Rodríguez.

A chance mais clara de gol do Panamá veio dois minutos depois, mas a sorte também acompanha a competente Colômbia. Uma cabeçada de Miller explodiu na trave e passeou na linha até a defesa de Vargas.

A Colômbia teve mais posse de bola e deu o ritmo que quis ao jogo. Sem desespero, organizada, ainda ampliou no primeiro tempo.

Como? Mais uma assistência de James. Agora, o premiado foi Luiz Díaz, que fez um belo gol, encobrindo o goleiro após receber passe em profundidade.

Ninguém entendeu? É gol

O controle colombiano seguiu a tônica do segundo tempo. O Panamá se mostrou muito frágil, embora tenha sido uma surpresa na fase de grupos, eliminando os Estados Unidos.

Com a vitória encaminhada, o quarto gol chamou atenção. Até pelas dúvidas em relação à marcação do árbitro.

Numa jogada em que o lateral Muñoz sofreu uma falta, o árbitro levou o apito à boca. A impressão foi que ele marcaria pênalti. Mas o som não veio.

Mesmo com a defesa panamenha se desmobilizando, a vantagem imediata foi aproveitada perfeitamente por Richard Ríos. Chute certeiro no canto do volante do Palmeiras, que, assim como os demais, fez ótima partida.

Nos acréscimos, Santiago Arias, o lateral do Bahia, sofreu pênalti. Borja, ex-Palmeiras, fez o quinto gol para sacramentar o passeio.

É com esse meio-campo com jogadores muito conhecidos no Brasil que a Colômbia vai firme e chega com muita moral às semifinais da Copa América.

Ficha técnica

Colômbia 5 x 0 Panamá
Local: Glendale, Arizona (EUA)
Data/Hora: 6/7/2024, às 19h (de Brasília)
Árbitro: Maurizio Mariani (ITA)
Assistentes: Daniele Bindoni e Alberto Tegoni
Cartões amarelos: Uribe (COL); Fariña (PAN)
Gols: Córdoba, aos 8'/1ºT (1-0); James Rodríguez, 15'/1ºT, Luis Díaz, 41''/2ºT (3-0); Richard Ríos, 25'/2ºT (4-0); Miguel Borja, 49'/2ºT (5-0)

Colômbia: Vargas, Muñoz (Santiago Arias), Sánchez, Cuesta e Mojica; Matheus Uribe, Richard Ríos, Arias (Carrascal) e James Rodríguez (Quintero); Luiz Díaz (Sinisterra)e Córdoba (Borja). Técnico: Néstor Lorenzo.

Panamá: Mosquera, Fariña, Córdoba e Miller; Amir Murillo, Martínez (Ayarza), Welch, Blackman, Bárcenas e Eric Davis (Valencia); Fajardo (Ismael Díaz). Técnico: Thomas Christiansen

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Colômbia goleia Panamá, vai à semi da Copa América contra o Uruguai - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Copa América - 2024