Euro é mais difícil que Copa do Mundo? Mbappé volta a falar sobre polêmica
Thiago Rabelo
Colaboração para o UOL, em Munique (ALE)
09/07/2024 21h01
Classificação e Jogos
O atacante Kylian Mbappé gerou revolta ao dizer que a Eurocopa é mais difícil que a Copa do Mundo. A frase foi dita em 2022 e foi rebatida por alguns atletas sul-americanos, como o argentino Lionel Messi. Nesta terça-feira, após perder para a Espanha por 2 a 1 na semifinal da Euro, o francês voltou a falar sobre o assunto ao ser questionado sobre a comparação, mas foi mais cauteloso
"Eu não sei. Não sei se é a confirmação (de que a Eurocopa é mais difícil que a Copa do Mundo). A verdade é que perdemos e vamos voltar para casa", disse o camisa 10 da França nesta terça-feira, em Munique.
Um dos argumentos que Mbappé usou em outras oportunidades para defender a Eurocopa é que as equipes se conhecem melhor e que, por isso, taticamente é mais difícil.
Nos números, o francês tem mais problemas na Eurocopa que na Copa do Mundo. Enquanto no Mundial ele tem 12 gols em 14 partidas, além de ser campeão em 2018 e vice em 2022, no torneio europeu fez apenas um gol em nove partidas, com eliminações nas oitavas de final de 2020 e semifinal em 2024.
Capitão da França neste ano, Mbappé admitiu que não fez uma boa competição e que tinha objetivos maiores.
"No futebol, às vezes você ganha, às vezes você perde. Eu tinha a ambição de ser campeão europeu, tinha ambição de fazer uma boa Eurocopa, mas não fiz nenhuma das duas coisas. Foi uma decepção", analisou.
Sem máscara
O jogo contra a Espanha foi o primeiro em que Mbappé não usou uma máscara para proteger o nariz que está quebrado desde a estreia na Euro, contra a Áustria. O atacante desfalcou a equipe no confronto com a Holanda e usou o material protetivo nos confrontos com Polônia e Bélgica.
Mbappé já havia revelado desconforto com a máscara e de ter experimentado cinco modelos. Para o jogo com a Espanha, ele conversou com o médico antes de tomar a decisão de jogar sem.
"Eu estava farto, não conseguia enxergar bem com a máscara. Falei com o médico para ver, e ele me disse para tomar a decisão. Eu não me arrependo", explicou.
Sem Mbappé e a França, a final da Eurocopa será disputada em Berlim, no domingo, com a Espanha em campo contra o vencedor de Inglaterra x Holanda, que jogam nesta quarta-feira, em Dortmund.