Mais jovem que Endrick, Yamal bate recorde e desponta como craque da Euro

A idade pouco importa para Lamine Yamal. Diferente da seleção brasileira, com a polêmica sobre utilizar ou não atletas mais jovens como Endrick no time titular, a Espanha já trata o o camisa 19 como a principal estrela da equipe e viu ele garantir a classificação para a final da Eurocopa com a vitória sobre a França por 2 a 1, nesta terça-feira, em Munique.

Foi mais uma atuação impressionante de Yamal, eleito o melhor em campo e que desponta como o grande craque da competição após marcar um gol e dar uma assistência na semifinal contra os franceses.

Aos 16 anos e 352 dias, ele se tornou o atleta mais jovem a marcar um gol na história da Eurocopa. O recorde pertencia a Johan Vonlanthen, da Suíça, que marcou aos 18 anos e 141 dias na edição de 2004.

A partida de Yamal superou a da estrela Kylian Mbappé. Mesmo com o nariz quebrado, o atacante francês decidiu ir a campo sem a máscara, diferente dos últimos três jogos, quando atuou com uma proteção por conta da fratura que sofreu na estreia contra a Áustria.

O início de jogo das duas estrelas foi bem semelhante. Aos 4 minutos, o espanhol fez boa jogada pela direita e colocou a bola na cabeça de Fabian Ruiz, que desperdiçou e mandou para fora. Aos 8, Mbappé fez o mesmo, mas pelo lado esquerdo. Levantou na medida para Koulo Muani, que não perdoou: 1 a 0.

Graças a Mbappé, a França também fazia a sua melhor partida na Eurocopa. Mas Lamine Yamal entrou em ação para decidir o jogo no momento de maior dificuldade para a Espanha. Aos 20 minutos, o atacante recebeu na intermediária e chutou forte: 1 a 1.
A virada espanhola veio logo na sequência. Aos 24, Dani Olmo dominou dentro da área, driblou Theo Hernandez e chutou forte. A bola bateu em Jules Koundé, que fez contra: 2 a 1.

Diferente do jogo contra a Alemanha, Lamine Yamal não foi substituído no início do segundo tempo. Ciente de que tem um dos melhores do mundo, o técnico Luis de La Fuente só tirou a jovem promessa ao fim do jogo para ele ser aplaudido pela torcida espanhola.

Em meio a grande discussão do futebol brasileiro em utilizar jovens como Endrick, um ano mais velho que Lamine Yamal, a Espanha está cada vez mais convicta no jovem prodígio e classificada para a final da Eurocopa, enquanto o Brasil está eliminado da Copa América nas quartas de final.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.