Com a saída de Pepe do Porto, o zagueiro Otávio, ex-Flamengo, passa agora a ser a referência no sistema defensivo do time português. Mas a história poderia ter sido outra até pouco tempo atrás. Ele revelou que pensou em desistir do futebol após ter sido emprestado pelo clube rubro-negro.
Foram poucas as oportunidades recebidas por Otávio no Sampaio Corrêa-MA, em 2022, quando foi emprestado pelo Flamengo. O momento difícil fez Otávio pensar em desistir, mas uma chance no futebol português e o apoio da família fizeram o jovem de 22 anos mudar de ideia.
Quando eu fui para o Sampaio Corrêa, eu não imaginava mais nada. Eu tinha deixado de sonhar, de pensar em jogar em um time grande, na Europa. Quando eu fui para o Famalicão que esse sonho voltou e vi que eu poderia chegar e alcançar meus objetivos. A mudança para Portugal fez eu virar essa chave. Eu estava quase parando, mas meus pais e meu empresário foram os que mais me incentivaram a continuar Otávio, em entrevista exclusiva ao UOL
Cria do Flamengo, Otávio atuou em apenas uma partida pelo rubro-negro, contra o Palmeiras, em 2020, quando solicitado após surto de covid-19 no elenco.
O zagueiro admite que esperava ter recebido mais oportunidades no clube após a estreia, mas o carinho pelo time que o revelou faz Otávio pensar em voltar um dia.
Tenho um carinho enorme pelo Flamengo e penso um dia, quem sabe, voltar. Depois do jogo contra o Palmeiras, achei que teria mais sequência de jogos, mas foi o clube que me formou e abriu as portas para mim. Assisto alguns jogos quando estou de folga, meu pai que vê bastante, fica acordado e depois comentamos.
Contratado em janeiro de 2024 pelo Porto por 12 milhões de euros (R$ 64,2 milhões), o defensor foi recebido de braços aberto pelo luso-brasileiro Pepe, o qual cita como inspiração no dia a dia.
Quando eu cheguei no Porto, ele foi um dos primeiros que me chamou para conversar, não esperava que ele iria me acolher daquela maneira. Ele é um ídolo, no dia a dia eu ficava olhando o que ele fazia. Quando acabava o jogo, eu ia pegar os meus lances e via os dele também para ver se eu podia fazer alguma coisa de diferente. 41 anos e estar jogando em alto nível. É um ídolo do futebol.
Confira outros trechos da entrevista do UOL com Otávio, zagueiro do Porto
Seleção brasileira e conversa com Dorival Júnior
"Antigamente não eram muitos jogadores que atuavam em Portugal e eram convocados, mas ele mostrou para gente que está de olho. O Dorival também disse para continuar trabalhando que uma hora vai ter oportunidade. Isso passou uma mensagem positiva para nós, a concorrência que existe é boa, mas uma hora vai chegar o momento."
Rivalidade entre Porto e Benfica
"Para eles é o maior clássico que tem. Quando a gente foi jogar contra o Benfica, disseram: 'Esse jogo temos que ganhar, matar os caras'. Se perder, não pode sair na rua, tem essas coisas, é o melhor jogo que você pode se sentir dentro de campo."
Estreia na Champions com assistência contra o Arsenal
"Quando toca aquele hino antes começar a partida, dá um frio na barriga. Passa na sua cabeça o tanto que sonhei para estar ali e sinto uma sensação muito boa. No decorrer do jogo estava um pouco nervoso, mas depois fui me soltando. Não poderia ser melhor a estreia na Champions, foi um dia inesquecível."
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.