Final da Copa América é adiada em mais de 1h após caos na entrada
Classificação e Jogos
A final da Copa América foi adiada, diante do caos na entrada dos torcedores para o jogo entre Argentina e Colômbia. A partida inicialmente estava marcada para 21h (de Brasília). Houve alguns adiamentos, sendo o primeiro de meia hora. Depois, a Conmebol foi postergando até chegar à previsão de 22h15 (de Brasília), o que totaliza 1h15 além do plano inicial.
A versão da administração do estádio não estipulou "só" 30 minutos de atraso. A gestão do Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos, falou em adiamento "até novo aviso, para acomodar para que os torcedores com ingresso consigam entrar com segurança no estádio".
A organização tomou a decisão do adiamento porque os portões chegaram a ficar fechados por conta da tentativa de invasão. Houve confronto entre torcedores e polícia. Muita gente pulou catracas e barreiras do estádio.
Relacionadas
Depois dos adiamentos, a organização afrouxou o controle nos portões. O UOL viu várias pessoas entrando sem apresentar ingresso na catraca.
Informamos que as pessoas que não contam com ingressos não poderão ingressar no estádio. Só aqueles que tenham ingressos adquiridos poderão entrar, uma vez que voltem a ser habilitados os acessos. Informamos que a partida vai atrasar 30 minutos. Primeira nota oficial da Conmebol
Como tudo começou
Logo na abertura dos portões houve empurra-empurra e o conflito se iniciou. Torcedores tentaram invadir o estádio e alguns conseguiram.
A organização da segurança em eventos como esse costuma ser do país sede. Por isso, os agentes de segurança pertencem ao governo local.
O confronto fez com que os policiais fechassem os portões e parassem o fluxo de entrada. Ninguém conseguiu entrar no estádio por quase uma hora.
Faltando pouco mais de uma hora para o apito inicial, um portão foi aberto. A polícia deu vazão de apenas dois torcedores do vez e irritou ainda mais a multidão.
Mais confrontos e reclamações fizeram com que os portões fossem fechados novamente. A polícia esperava mais um período até abrir novamente as portas.
Crianças no colo dos pais chorando se tornou cena comum quando finalmente conseguiam entrar no local. Vários foram os que falaram com indignação com a imprensa.
"Uma vergonha", "esse país não pode organizar uma Copa do Mundo", "Fui a cinco Copas e nunca vi nada parecido", "não dava nem pra respirar na aglomeração"
Profissionais da Conmebol tentavam a todo momento tirar a imprensa do local, mas não tiveram sucesso. O espaço, vale dizer, é de acesso comum.