Copa do Brasil: Grêmio afasta crise, vence Operário-PR e avança às oitavas
O Grêmio venceu o Operário-PR na manhã deste domingo (14) por 3 a 1, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS), e avançou às oitavas de final da Copa do Brasil de 2024.
O que aconteceu
O clube tricolor garantiu a classificação com gols de Pavón, aos 20 do primeiro tempo, de pênalti; Everton Galdino, aos 31 da etapa inicial; e Gustavo Nunes, aos 8 do segundo tempo. Os paranaenses marcaram o seu tento aos 29 minutos da primeira etapa, com Ronaldo.
O adversário do time gaúcho nas oitavas de final será definido por sorteio na CBF. As datas dos confrontos estão programadas para as semanas de 31 de julho e 7 de agosto.
As duas equipes voltam a campo no meio de semana. O Grêmio viaja à capital paulista na próxima quarta-feira (17), às 20h (horário de Brasília), para enfrentar o São Paulo, pelo Brasileirão. Já o Operário, também na quarta, às 21h, enfrenta o Goiás, no Estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa (PR), pela Série B do Brasileiro.
Classificação e jogos
Como foi o jogo
Nos primeiros minutos, o Grêmio tinha a posse de bola e tentava tomar a iniciativa em meio a sua difícil situação na temporada, mas era o Operário quem arriscava por meio de contra-ataques. Aos poucos, o time gaúcho tentou se encontrar em campo e aproveitou para abrir vantagem em um pênalti infantil cometido por Joseph, que foi convertido por Pavón.
Com o gol sofrido, o Operário, que veio com a missão de se defender, foi aos poucos se lançando ao jogo, e em um lance fortuito, conseguiu o empate, aproveitando as dificuldades gremistas na bola aérea. Mas, mesmo jogando atrás, o time paranaense concedia muitos espaços, o que foi aproveitado pelos tricolores para conseguir o gol que colocou novamente o Grêmio em vantagem.
Na segunda etapa, a tendência se manteve, com o time paranaense tendo sair para o jogo, mas enfrentando problemas com a criação de jogadas no ataque, o que fez com que o time gremista aproveitasse e conseguisse uma posse de bola maior. O Grêmio ampliou e tomou conta do jogo em lances de velocidades.
Mesmo em desvantagem, o Fantasma criava perigo na principal dificuldade do Imortal nos últimos jogos: as jogadas aéreas defensivas. Porém, com uma posse de bola maior, o Grêmio conseguiu controlar o jogo. Com o campo pesado pela chuva em Caxias do Sul, a segunda etapa passou a ser mais lenta, o que ajudou na estratégia tricolor para se classificar.
Gols e destaques
Operário faz a primeira tentativa: aos 13 minutos, em contra-ataque puxado pela ponta, Índio rolou para Pedro Lucas, que chutou, mas a bola desviou em Ronaldo e obrigou Marchesín a se esticar todo para fazer a defesa.
Pênalti para o Grêmio (1x0): aos 19, após falta cobrada na área, Geromel cabeceou em cima dos defensores do Fantasma, com os gremistas chegando a pedir pênalti por mão na bola. No rebote, Kannemann pegou a bola na ponta, e Joseph derrubou o argentino dentro da área. Na cobrança do pênalti, o argentino Pavón chutou forte, no canto esquerdo, sem chances para o goleiro.
Ronaldo igualou tudo (1x1): aos 29, após uma cobrança de lateral, Sávio cruzou na área tricolor, e Ronaldo ganhou no alto de Fábio no lado direito para cabecear com força. A bola foi no cantinho, sem chances para o goleiro Marchesín impedir o empate.
Galdino põe Tricolor na frente (2x1): aos 31, Soteldo fez jogada pelo meio e viu um buraco na defesa do Fantasma. Ele acionou Everton Galdino, que recebeu cara a cara com Rafael Santos e tocou na saída do goleiro para colocar o Grêmio novamente em vantagem.
Rodrigo Rodrigues traz perigo: Aos 37, em cobrança de falta, Rodrigo Rodrigues chutou forte no meio do gol, mas Marchesín se esticou todo e fez uma grande defesa.
Bola na trave: aos 42, Soteldo lançou Mayk, que chegou de surpresa dentro da área do Fantasma, recebeu o passe e chutou, mas a bola acertou a trave de Rafael Santos. Villasanti chegou a tentar no rebote, mas chutou em cima da defesa adversária.
Soteldo tenta: aos 3 do segundo tempo, após jogada que nasceu do lado direito, a bola chegou em Pavón pelo meio. O argentino viu a chegada de Soteldo dentro da área e tocou para o venezuelano, que chutou forte, mas Rafael Santos fez grande defesa.
Gustavo Nunes amplia (3x1): aos 8 minutos, após a roubada de bola de Villasanti, o paraguaio lançou Gustavo Nunes, que deu uma arrancada, invadiu a área, cortou pra dentro e chutou no canto direito para ampliar o placar.
Ronaldo quase surpreende: aos 12 minutos, Ronaldo viu Marchesín adiantado e tentou surpreendê-lo com um chute por cobertura. Ele quase encobriu o argentino, que tocou com a ponta dos dedos pra escanteio e conseguiu evitar o gol a tempo.
Fantasma cria perigo: aos 19 minutos, Marco Antonio cruzou na área gremista, e o zagueiro Willian Machado cabeceou, obrigando Marchesín a fazer uma grande defesa.
Carballo arrisca: aos 37 minutos, em jogada que começou no lado esquerdo com Gustavo Nunes, o atacante tocou pro meio para Carballo, que dominou e chutou de fora da área, mas a bola foi por cima do gol do time paranaense.
Ficha técnica
Grêmio 3 x 1 Operário-PR
Competição: Jogo de volta da 3ª fase da Copa do Brasil 2024
Local: Estádio Centenário Francisco Stédile, em Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (FIFA/SC)
Assistentes: Thiaggo Americano Labes (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Daiane Muniz (FIFA/SP)
Amarelos: Jacy, Rodrigo Rodrigues, Pepê, Geromel, Rafael Santos, Guilherme Pira
Vermelhos: -
Gols: Pavón (20/1º), Ronaldo (29/1º), Everton Galdino (31/1º), Gustavo Nunes (8/2º)
Grêmio: Marchesín, Fábio, Geromel, Kannemann, Mayk; Pepê (Carballo), Villasanti, Edenílson (Gustavo Nunes); Pavón (Nathan), Everton Galdino (Du Queiroz), Soteldo (Dodi). Técnico: Renato Gaúcho
Operário-PR: Rafael Santos, Sávio, Joseph, Willian Machado, Pará, Jacy (Vinícius Diniz), Índio, Pedro Lucas (Marco Antonio), Rodrigo Rodrigues (Maxwell), Felipe Augusto (Marcelo Cirino); Ronaldo (Guilherme Pira). Técnico: Rafael Guanaes
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.