'Se pudesse escolher, família Yamal faria foto com Ronaldinho e não Messi'

Lionel Messi e Lamine Yamal entrarão em campo hoje (14) nas finais da Copa América e Eurocopa, respectivamente. Uma imagem feita em 2007 com a dupla, porém, tem sido reproduzida à exaustão nas redes sociais. O fotógrafo Joan Monfort - autor do clique - contou detalhes do encontro.

Como a foto aconteceu

A imagem foi produzida para um calendário beneficente de 2008, publicado pelo jornal catalão "Sport" em parceria com a Fundação Barça e Unicef. A foto viralizou após o pai de Yamal, Mounir Nasraoui, divulgá-la nas redes sociais.

Por que Yamal estava com Lionel Messi? A explicação é simples: a Unicef recrutou crianças para participar do ensaio com os atletas do Barcelona.

Os pais de Yamal, que moravam em Mataró, na região metropolitana de Barcelona, inscreveram o filho no sorteio. Com apenas seis meses, o bebê Yamal foi um dos selecionados.

Messi não seria o escolhido

De acordo com o fotógrafo Joan Monfort, a chance de Messi ser o escolhido pela família de Yamal para a imagem era pequena. O argentino dava os primeiros passos para conquistar a idolatria culé.

O acaso os uniu, a foto poderia ter sido com outro jogador, mas foi com o Leo. Certamente se a família do bebê tivesse podido escolher, a foto teria sido com o Ronaldinho, com o Xavi ou com o Iniesta.
Joan Monfort, em entrevista à agência EFE

O fotógrafo disse que não faz muito tempo que reconheceu a identidade do bebê. Um ex-companheiro de trabalho foi quem apontou a coincidência. Depois, o seu telefone não parou mais de tocar — com pedidos de entrevistas de diferentes veículos de comunicação.

Messi e Yamal não tiveram tanto tempo durante o encontro. A sessão contou com dificuldades naturais, mas foi facilitada pela presença da mãe de Yamal, Sheila Ebana: "Foi provavelmente o primeiro bebê que Messi segurou nos braços e, claro, a interação entre os dois foi complicada", explicou Joan.

Continua após a publicidade
Yamal celebra o gol marcado sobre a França em jogo da Eurocopa
Yamal celebra o gol marcado sobre a França em jogo da Eurocopa Imagem: Justin Setterfield/Getty Images

"Não há dinheiro que pague por uma foto como essa", disse Monfort. "Sempre perguntam qual foto você mais gosta ou qual a melhor foto que tiramos. E você sempre fala que a melhor foto, ainda não tirei, mas no meu caso acho que sim", completou.

Yamal explicou recentemente por que a imagem não veio a público antes: "Meu pai guardou as fotos e elas nunca saíram, basicamente, porque não queríamos comparações com Messi. Ninguém ficaria incomodado em ser comparado ao melhor jogador de todos os tempos, mas isso pode ser algo que pode prejudicar você, porque você nunca será como ele", disse o jovem atacante em entrevista ao Jijantes.

Deixe seu comentário

Só para assinantes