De empresários a desempregados: por onde andam os campeões do tetra em 94?
Os repetidos gritos de "É tetra" por parte de Galvão Bueno, narrador que deu a voz ao 4° título do Brasil em Copas do Mundo, completam 30 anos nesta quarta-feira (17). O UOL lista por onde andam os 22 jogadores e o técnico responsável pela conquista daquela seleção, que bateu a Itália na final em um Rose Bowl lotado.
Por onde andam?
Goleiros
- Taffarel (58 anos): atuou por Atlético-MG, Galatasaray e Parma antes da aposentadoria. Hoje, é preparador de goleiros da seleção brasileira.
- Zetti (59 anos): ídolo do São Paulo, é coordenador de goleiros da base do Tricolor e proprietário do "Fechando o Gol", uma academia de goleiros.
- Gilmar (65 anos): pendurou as chuteiras em 1997, foi olheiro da seleção na Copa de 1998. Depois, virou agente de futebol e diretor da CBF antes de largar, de vez, o futebol. Vive ao lado da família no Sul.
Laterais
- Jorginho (59 anos): é técnico e está sem clube desde maio, quando deixou o Buriram United. Seu último clube no Brasil foi o Vasco, em 2022.
- Branco (60 anos): encerrou a carreira no Fluminense, chegou a trabalhar como técnico e atualmente é coordenador de base da CBF.
- Cafu (54 anos): virou capitão do penta oito anos depois. Hoje, é presidente da Fundação Cafu e embaixador tanto da Fifa quanto da Uefa.
- Leonardo (54 anos): é diretor de futebol e está sem clube há dois anos, quando foi demitido pelo PSG.
Zagueiros
- Ricardo Rocha (61 anos): atuou como coordenador técnico na década passada antes de criar um canal no YouTube. É também comentarista, palestrante e embaixador do MVA (Movimento Verde Amarelo).
- Ronaldão (59 anos): foi dirigente esportivo e é produtor de látex -- começou a comprar terras no interior paulista enquanto ainda jogava e trocou a plantação, até então de laranja, pela borracha.
- Aldair (58 anos): ídolo da Roma, mora na Itália e é jogador de futevôlei.
- Márcio Santos (54 anos): foi coordenador técnico do Santos entre 2020 e 2021. É empresário e mora em Balneário Camboriú (SC).
Meio-campistas
- Dunga (60 anos): capitão do tetra, se aposentou em 2000. Treinou o Brasil na Copa de 2010 e, além de técnico, também atua como empresário. Sofreu um acidente de carro no último sábado (13) no Paraná, mas recebeu alta do hospital e está bem.
- Mauro Silva (56 anos): é vice-presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol)
- Mazinho (58 anos): é pai dos meio-campistas Thiago Alcântara (aposentado) e Rafinha Alcântara (que joga no Qatar). Comanda a instituição beneficente Alcantara Family Foundation
- Zinho (57 anos): chegou a trabalhar como auxiliar do Vasco. Hoje, é comentarista da ESPN
- Raí (59 anos): fundador da ONG Gol de Letra, sócio da Raí+Velasco (empresa de gestão de marcas) e acionista do Paris FC, time francês da segunda divisão.
- Paulo Sérgio (55 anos): é embaixador da Bundesliga (Campeonato Alemão) e comentarista da Gazeta.
Atacantes
- Bebeto (60 anos): trabalhou como deputado estadual no Rio de Janeiro entre 2011 e 2023. No início deste ano, foi comentarista da Band no Campeonato Carioca.
- Romário (58 anos): é um dos três senadores que representa o Rio de Janeiro em Brasília e, recentemente, virou presidente (e jogador) do América-RJ.
- Muller (58 anos): foi treinador de times pequenos na década passada e, atualmente, é comentarista do programa Mesa Redonda, da Gazeta.
- Ronaldo (47 anos): deixou os gramados para tornar-se empresário. Chegou a ter uma agência de marketing esportivo (9ine). Recentemente, atuou como dono da SAF do Cruzeiro e comanda o Valladolid, da Espanha.
- Viola (55 anos): é aposentado desde 2015 e faz aparições em jogos do time máster do Corinthians.
Técnico
- Parreira (81 anos): treinou a Arábia Saudita em 1998, o Brasil novamente em 2006 até se aposentar, de fato, em 2014 -- após atuar no cargo de coordenador técnico da seleção naquela Copa. Completou, recentemente, o tratamento contra o linfoma de Hodgkin.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.