No quadro Prancheta do PVC, no De Primeira, o colunista Paulo Vinícius Coelho explicou as novidades táticas da Eurocopa.
Segundo PVC, a Espanha jogou variando três esquemas na final contra a Inglaterra, que fez uma marcação individual — que retornou como novidade da Euro. Ele explicou como a condição física dos atletas na atualidade permite a versatilidade tática espanhola.
Por que a Espanha volta ao 4-3-3? Porque você tem jogadores que correm mais de 13 km por jogo, o cara vai correr pra trás. Quando perde a bola, voltam Yamal e Nico Williams e a Espanha defende no 4-1-4-1. Quando ataca, Nico Williams entra por dentro, Yamal dá largura para o campo pela direita, o Cucurella passa pela esquerda e o Dani Olmo vem pela meia-direita, então acaba acontecendo um 3-2-5, que como a gente mostrou na semana é o velho WM. Por que você pode fazer essa movimentação toda? Porque você tem jogadores que correm mais quilômetros do que corriam no passado.
A gente está vendo muitos times atacando no WM, o Guardiola faz isso, o Abel Fereira faz isso, o Xabi Alonso faz isso, Dorival Jr. fez isso no São Paulo no ano passado, então muita gente faz isso, não é novidade. Qual a novidade? A marcação individual, que tinha desaparecido e voltou. Não que a Inglaterra tenha marcado de um jeito totalmente individual, porque quando o Nico Williams vinha da esquerda para direita, esporadicamente, o Walker ia só até a metade do caminho.
Classificação e jogos
PVC definiu o modelo como uma marcação de encaixe, termo cunhado na escola gaúcha. O mano a mano exige muito fisicamente dos jogadores, motivo pelo qual alguns treinadores alternam com outros esquemas de marcação, como Abel Ferreira, no Palmeiras.
É uma marcação de encaixe, como se dizia no Rio Grande do Sul, e voltou a marcar individual. Muitas vezes está se marcando individual sem sobra, como Abel faz no Palmeiras jogo sim, jogo não. Como o Xabi Alonso fez no Bayern Leverkusen a temporada inteira, como Gasperini faz na Atalanta e como o Bielsa faz no Uruguai. Marcação individual, cada um com seu homem, sem sobrar ninguém — não dá para fazer todo jogo, porque o time morre fisicamente, mas está acontecendo. A novidade que se viu nessa Euro é a volta da marcação homem a homem. Paulo Vinícius Coelho
PVC: Melhor jogador da Copa América, James não tem prestígio no São Paulo
Eleito melhor jogador da Copa América, James Rodríguez não tem proposta do mercado nem conta com prestígio no São Paulo, destacou PVC. Após o brilho nos EUA, será que o meia colombiano de 33 anos volta ao ostracismo no Tricolor?
PVC: Palmeiras teve sondagem por Ríos, mas não vende antes do Mundial
O Palmeiras decidiu que não venderá Richard Ríos até o Mundial de Clubes da Fifa de 2025, informou PVC. Ele informou que o Verdão recebeu sondagens por Ríos, mas não proposta oficial.
Yamal e Nico Williams: 'Espanha abraça filhos de imigrantes', diz correspondente
Direto da Espanha, o correspondente Thiago Arantes relatou que o protagonismo de Lamine Yamal e Nico Williams no tetra da Euro está abrindo portas para os filhos de imigrantes. Os dois jovens foram protagonistas no título conquistado contra a Inglaterra.
Newsletter
OLHAR OLÍMPICO
Resumo dos resultados dos atletas brasileiros de olho em Los Angeles 2028 e os bastidores do esporte. Toda segunda.
Quero receberLives de clubes no YouTube do UOL Esporte
Toda semana, sempre às 17h (de Brasília), o canal do UOL Esporte no YouTube tem lives 100% voltadas para você, torcedor de Corinthians, Flamengo, Palmeiras ou São Paulo. A cada dia, um clube diferente! Então, torcedor, fica esperto:
Live do Flamengo - segunda-feira (às 17h de Brasília)
Live do Palmeiras - terça-feira (às 17h de Brasília)
Live do São Paulo - quinta-feira (17h de Brasília)
Live do Corinthians - sexta-feira (17h de Brasília)
Confira os horários das lives do UOL Esporte
09h - Posse de Bola - Eduardo Tironi, José Trajano, Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Danilo Lavieri debatem os temas da semana.
11h - De Primeira - Domitila Becker, PVC e André Hernan revelam os bastidores do mundo da bola.
18h - Fim de Papo - Marília Ruiz, Renato Maurício Prado e convidados debatem os principais temas do dia no futebol.
Deixe seu comentário