Abel reclama da falta de descanso, da arbitragem e corneta Flaco López
Colaboração para o UOL, em São Paulo
21/07/2024 00h32
Após a vitória do Palmeiras por 2 a 0 contra o Cruzeiro neste sábado (20), Abel Ferreira desabafou sobre a falta de descanso dos jogadores de seu time.
O técnico do Palmeiras criticou as TVs, a arbitragem, o calendário do futebol brasileiro e, de quebra, cornetou até mesmo Flaco López, atacante que fez o gol que abriu o placar para o Verdão no Allianz Parque.
Logo na segunda pergunta da coletiva pós-jogo, sobre o fato de o Cruzeiro ter jogado sábado e estar mais descansado para o confronto contra o Palmeiras, que jogou na última quarta-feira, Abel Ferreira pareceu irritado ao falar do assunto.
Só quem não percebe de futebol, não assiste nada é que não entende que isso faz uma diferença absurda. Tenho que dar os parabéns ao torcedor, porque hoje precisamos de energia extra e agradeço a eles o apoio. No segundo tempo tivemos que fazer um esforço extra. Era uma vantagem grande o Cruzeiro ter jogado no sábado passado. Hoje tivemos que jogar com muito esforço contra uma equipe fresca Abel Ferreira
O treinador palmeirense reclamou até mesmo do horário da partida contra o Botafogo na quarta-feira, às 21h30, em que o Palmeiras perdeu e pegou voo de volta para São Paulo, chegando às 3h30, segundo ele.
Não é justo, mas é como é. É diferente onde fomos jogar, e chegamos eram 3 e meia da manhã. O jogo foi às 9 da noite. As televisões pagam e têm o direito de escolher o melhor horário, tudo bem. Elas não querem saber se os jogadores se lesionam ou não se lesionam. Acho que ninguém quer saber. Só querem que eles joguem Abel Ferreira
Perguntado sobre lances da partida, Abel não falou claramente sobre o gol anulado para o Cruzeiro, mas reclamou da arbitragem.
"Eu levei um cartão amarelo, por um erro que o VAR depois corrigiu. Eu tenho plena convicção que o árbitro faz o melhor que pode. Mas não entendo qual o critério. Há um toque no lance do Flaco, por exemplo, uma clara joelhada. E não foi marcado. É isso que cobro, e o que eu peço é que haja um critério. Que os critérios sejam iguais para todos."
Abel também acabou cornetando Flaco López, que perdeu um gol logo no início da partida. Mais tarde, ele se redimiu e abriu o placar para o alviverde.
Tivemos que sofrer, mas também não posso deixar de dizer que não podemos falhar naquela primeira oportunidade a 1 minuto de jogo. Pra mim, perde esse lance quanto o goleiro tomar um frango. Ele fez o gol mais difícil e falhou no mais fácil Abel Ferreira
O que mais Abel disse
Diminuir número de jogos no Paulistão. "Sou contra acabar o Campeonato Paulista, mas concordo em reduzir de 16 para 12 times. O que tem que ser feito é uma distribuição de receitas, reduzir o número de jogos, mas aumentar a receita pros clubes menores", sugeriu Abel. Vale lembrar que a própria CBF (Confederação Brasileira de Futebol) já admite discutir a diminuição dos Estaduais.
Futebol intenso. Por fim, sobrou até mesmo para o próprio estilo de jogo do Palmeiras. De acordo com Abel, ele precisaria fazer substituições, com ou sem lesões na partida, por conta da forma como seu time joga atualmente. "Jogamos de forma intensa, tivesse lesões ou não, teríamos que trocar de qualquer jeito, fazer substituições para refrescar a equipe. Cinco substituições, para combater esse calendário tão apertado".