Estádio do Fla: Prefeitura reverte derrota e leilão do terreno é mantido
A Prefeitura do Rio de Janeiro conseguiu autorização e o leilão do terreno do Gasômetro está mantido para a tarde desta quarta-feira (31). O local fica na zona portuária e é onde o Flamengo quer construir o estádio próprio. Uma liminar protocolada na última terça-feira (30) havia suspendido o evento.
O que aconteceu
A Prefeitura do Rio de Janeiro obteve a autorização junto à Presidência do Tribunal Regional Federal da 2° Região. Como a decisão "o leilão do imóvel, aberto a todos os interessados e que tem como objetivo a renovação urbana da região da Zona Portuária, ocorrerá hoje, às 14h30", diz a nota.
O leilão havia sido suspenso após liminar judicial concedida na última terça-feira (30), em uma ação popular. O juiz citou que o município não pode "desapropriar bens de propriedade de empresa pública federal, sem a prévia autorização do Presidente da República, mesmo que não sejam utilizados diretamente na prestação de serviço público".
O Conselho Deliberativo do Flamengo aprovou a entrada do Fla no leilão em reunião na última segunda-feira. A votação teve 602 votos a favor e 33 contra, além de quatro abstenções. Uma estimativa de inauguração foi apresentada para 15 de novembro de 2029, quando o Flamengo completará 134 anos. O aporte previsto é de R$ 1,7 bilhão.
Estávamos tentando evitar tomar qualquer atitude porque poderia parecer arrogante de quem já está achando que é dono. Mas não somos. Temos de encerrar o processo de desapropriação, participar da licitação para pegar o terreno. Uma vez com o terreno na mão poderemos caminhar mais abertamente, buscar no mercado. Já existem interessados nos procurando, mas estamos agindo com cautela e pedindo que esperem para que os passos sejam dados. Ver se realmente conseguimos ter êxito no leilão
Rodolfo Landim, após reunião do Conselho
A Prefeitura desapropriou o terreno, que pertencia à Caixa, há pouco mais de um mês. "A gente entende esse papel, é importante para a revitalização daquela região da cidade. O Flamengo não vai fazer só um estádio, ali vai ser um lugar de entretenimento, vai ter centro de convenções", disse o prefeito Eduardo Paes, à época. Ainda na ocasião, o Flamengo celebrou a decisão.
O que disse a Prefeitura do Rio
"A Prefeitura do Rio, por meio da Procuradoria do Munícipio obteve na manhã desta quarta-feira (31/7) junto à Presidência do Tribunal Regional Federal da 2° Região autorização para realizar o leilão do terreno do Gasômetro, cujo procedimento havia sido suspenso por força de liminar.
Com a decisão, tomada após o deferimento do pedido de Suspensão de Liminar protocolado na noite de ontem (30/7) pela Procuradoria do Município, o leilão do imóvel, aberto a todos os interessados e que tem como objetivo a renovação urbana da região da Zona Portuária, ocorrerá hoje, às 14h30"
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.