Juventude vira, Flu minimiza estrago e duelo segue aberto na Copa do Brasil
Colaboração para o UOL, em São Paulo
01/08/2024 21h00
Classificação e Jogos
O Juventude saiu atrás, mas buscou a virada e venceu o Fluminense por 3 a 2 no primeiro duelo das oitavas de final da Copa do Brasil. O jogo foi realizado no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
Lucas Barbosa, Rodrigo Sam e Diego Gonçalves fizeram para o Jaconero no segundo tempo. Lima marcou para o tricolor no começo do jogo e Thiago Santos fez no fim.
O técnico Jair Ventura conquistou a primeira vitória com o Juventude desde que voltou ao clube.
Mano Menezes mexeu no time e escalou Marcelo como meia de criação. Thiago Silva, que não perdeu desde que voltou ao Flu, foi poupado.
A partida de volta está marcada para a próxima quarta (7), no Maracanã.
Como foi o jogo
O time carioca pressionou desde o primeiro toque e foi recompensado. Com o time avançado, Nonato foi rápido para pegar sobra perto da área e inverter com um cruzamento. Lima não estava marcado e teve tranquilidade para dominar e deixar o Flu na frente logo na primeira finalização do jogo.
O Juventude melhorou depois de sofrer o gol. A equipe da casa demonstrou muita irritação com a arbitragem e ficou refém das próprias reclamações. Dois jogadores foram amarelados no mesmo lance, e sobrou cartão até para o técnico Jair Ventura. Com muitas faltas, o ritmo do jogo ficou travado.
A virada ficou para o segundo tempo. Liderados por Jean Carlos, os mandantes não demoraram para ficar na frente do placar. O primeiro gol saiu aos dois minutos com Lucas Barbosa, e o segundo veio aos 10 com Rodrigo Sam. Jair Ventura fez alterações no meio de campo, e Diego Gonçalves fechou a conta com um golaço de fora da área três minutos depois de sair do banco.
Flu diminui e minimiza estrago. Na reta final do jogo, Jhon Arias cruzou para a área e Thiago Santos fez o segundo dos cariocas para deixar o confronto aberto para o jogo de volta.
Lances de destaque
0x1. Com dois minutos de bola rolando, Nonato aproveitou bola mal afastada pela zaga para dominar e avançar pela direita. O meia puxou a marcação e cruzou para a segunda trave, onde Lima apareceu para finalizar.
Fábio defende. No último lance do primeiro tempo, Jean Carlos cobrou falta rasteira tirando da barreira. O goleiro do Fluminense espalmou para frente, e no rebote Jadson mandou para fora sem perigo.
1x1. Aos dois minutos do segundo tempo, Jean Carlos deu passe de cavadinha na pequena área buscando Carrillo. Após bate-rebate entre Fábio e Thiago Santos, Lucas Barbosa ficou com a sobra e teve o gol livre para empatar.
2x1. Com 10 minutos, Jean Carlos cruzou da ponta esquerda para a primeira trave. Rodrigo Sam acertou chute cruzado e contou com saída atrasada de Fábio para virar o jogo.
3x1. Aos 28 minutos, Diego Gonçalves recebeu passe na entrada da área e acertou experimentou de longe com a canhota. A bola entrou no canto superior direito, sem chances para Fábio.
3x2. Aos 48 minutos, Thiago Santos apareceu livre na área para acertar de cabeça bola cruzada por Jhon Arias.
Ficha Técnica
Juventude 3 x 2 Fluminense
Data e horário: 1º de agosto de 2024, às 19h (de Brasília)
Local: Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul
Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira
Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Daniel Paulo Ziolli
Cartões amarelos: Caíque, Ewerthon, Jean Carlos, Jair Ventura (JUV); Fábio, Mano Menezes (FLU)
Gols: Lima (2'/1ºT), Lucas Barbosa (2'/2ºT), Rodrigo Sam (10'/2ºT), Diego Gonçalves (28'/2ºT), Thiago Santos (48'/2ºT)
Juventude: Gabriel; Ewerthon (Thiago Conti), Rodrigo Sam (Yan Souto), Zé Marcos e Lucas Freitas; Caíque (Luís Oyama), Jadson e Jean Carlos (Mandaca); Lucas Barbosa, Erick Farias e Carrillo (Diego Gonçalves). Técnico: Jair Ventura.
Fluminense: Fábio; Guga, Thiago Santos, Antônio Carlos e Diogo Barbosa; Martinelli, Nonato (Felipe Andrade), Lima (Ganso) e Marcelo (Keno); Serna (Jhon Arias) e Kauã Elias (John Kennedy). Técnico: Mano Menezes.