Topo

Minijoia do Corinthians de 10 anos é assediado como estrela até por rivais

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/08/2024 05h30

Classificação e Jogos

A foto ficou bem legal, pai. Não esquece de marcar ele no Instagram.

A reportagem ouviu a frase acima de uma criança após ela encarar uma fila numerosa e conseguir uma foto com Lucas Flora, joia de 10 anos do Corinthians que disputou a IberCup — maior competição de futebol infantil do mundo —, e causou fervor entre jovens e adultos que acompanharam o campeonato no último fim de semana.

O UOL acompanhou algumas partidas naquele dia, mas nenhuma delas teve um público parecido com o que estava no campo 3 para assistir Corinthians x Palmeiras, pelas quartas de final da categoria sub-10. Todos queriam ver Lucas Flora. Um rapaz que estava próximo à reportagem enviava áudios para um amigo narrando cada lance que o camisa 10 tinha a bola nos pés. Dava pra sentir que Flora não era apenas mais um menino entre os cinco mil que participaram da IberCup nas edições do Rio de Janeiro e em São Paulo.

Quem acompanhou todos os dias de competição relatou que era nítido como ele tinha um tratamento especial entre todos os atletas. Ele era o único jogador que estava acompanhado por dois empresários e até um assessor de imprensa.

No último jogo da fase de grupos, o Corinthians já estava classificado e ele foi o único atleta poupado. Ele retornou para as oitavas de final e fez o Corinthians bater o Goiás nos pênaltis — foi o primeiro a bater. Até as oitavas foram cinco gols marcados em três jogos.

Nas quartas, o Corinthians enfrentou o Palmeiras e o jogo teve todos os ingredientes de um grande clássico: duas torcidas cantando muito, muitas bolas divididas e muitos gols. Flora fez dois, um deles em cobrança de falta de muito longe, mas não foi o suficiente para bater o Alviverde, que venceu por 4 a 3.

O resultado não impediu que Flora fosse o centro das atenções após a partida...

As crianças querem ser Lucas Flora

Lucas Flora (ao centro) atende pedido de criança por uma foto na IberCup Imagem: Pedro Ungheria/UOL

Flora nasceu em 2014 e conheceu a "fama" bem antes de muitos jogadores que já são profissionais. Ele soma quase 200 mil seguidores no Instagram e milhões de reproduções de vídeos com seus lances nas redes sociais.

A maioria das crianças que tiraram fotos com o jogador queria publicar o clique nas redes com a esperança de ser repostado pelo jovem e também alcançar um nível considerável de seguidores. A rivalidade entre eles não existia, jogadores de todas as equipes queriam uma foto.

O garoto é uma das promessas do futebol brasileiro que já tem contrato com a Nike. Em um post nas redes, a família do atleta celebrou muito o acordo.

O alvinegro encanta com dribles rápidos e muita qualidade com a bola. Tanto é que neste ano foi alvo de disputa entre Corinthians e Palmeiras.

Corinthians e Palmeiras disputaram Flora

Lucas Flora tenta carretilha na partida entre Corinthians x Palmeiras pela IberCup Imagem: Pedro Ungheria/UOL

Em junho, Claudinei Alves, diretor das categorias de base do Corinthians, afirmou em uma entrevista que Lucas Flora trocaria o Alvinegro pelo Palmeiras. Ele alegou que fez de tudo para segurar a joia, mas foi informado que ele iria para o arquirrival por conta de uma proposta superior: R$ 15 mil de salário e R$ 200 mil em luvas.

A família de Flora disse que viu um "despreparo" na nova diretoria alvinegra, com Augusto Melo, e optou pela saída.

O Palmeiras negou qualquer oferta financeira pelo menino. A família do atleta tinha escolhido o melhor projeto, levando em conta o trabalho alviverde na base nos últimos anos.

O caso teve uma repercussão muito grande e, duas semanas depois, o Corinthians anunciou a permanência. Flávio de Souza, pai de Flora, explicou que a decisão de voltar ao Corinthians foi inteiramente do filho, que está muito feliz no clube.

Sonho e inspirações

Habilidoso, Flora tem duas grandes inspirações no mundo do futebol: Cristiano Ronaldo e Luka Modric. Ele sonha em ter a força de vontade do astro português e a mentalidade do meio-campista croata. Seus maiores objetivos na carreira são defender a seleção brasileira e chegar ao Real Madrid. O caminho ainda é longo, mas o cartaz já é grande.

Sobre a Ibercup

A Ibercup completou 15 anos em 2024 com o status de maior torneio infantil do mundo, com edições no Brasil e em Portugal. Diego Ribas, ex-meia que se aposentou no Flamengo, foi o padrinho do evento.

Márcio Lima, CEO da Ibercup, contou ao UOL que as categorias de base vivem um momento muito especial no futebol brasileiro por conta de craques precoces que tem surgido. O campeonato é considerado importante pelos clubes que participam por contar com mais 400 equipes, e já contou com presenças ilustres.

"O PSG participou da nossa competição em 2019, antes da pandemia. Categoria de base. O irmão do Mbappe jogou, o pai esteve aqui, e é natural que nas nossas edições a gente tenha muito filho de atleta e ex-atleta. No ano passado tivemos o confronto entre o filho do Fagner e do Dudu", disse.

Além disso, Márcio revelou que olheiros de grandes clubes europeus acompanham a competição para tentar descobrir o próximo craque.

"A gente sempre recebe muitos observadores. Ano passado mais de 50 observadores técnicos estiveram em São Paulo. A competição já faz parte do calendário técnicos. A grande maioria são clubes nacionais. Já recebemos scouts do Manchester City, do Arsenal, do United, mas os jovens abaixo dos 18 não podem se transferir para a Europa, então o foco acaba sendo o futebol brasileiro. 80% dos clubes da Série A e Série B se fazem presente através de scouts", concluiu.

A Ibercup contou com mais de cinco mil atletas disputando as categorias do sub-8 ao sub-14 de futebol masculino e feminino. Flamengo, Vasco, Botafogo, Fluminense, Santos, Corinthians, Palmeiras, Cruzeiro e Red Bull Bragantino foram alguns dos clubes que participaram.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Minijoia do Corinthians de 10 anos é assediado como estrela até por rivais - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Corinthians