Mbappé tem 'estreia dos sonhos', Real vence Atalanta e conquista Supercopa

O Real Madrid é campeão da Supercopa da Europa. A equipe espanhola venceu a Atalanta por 2 a 0 nesta quarta (14), no Estádio Nacional de Varsóvia, na Polônia.

Valverde e Mbappé fizeram os gols do jogo. Os lances aconteceram aos 14 e aos 23 minutos do segundo tempo. Vinicius Jr. deu assistência para o primeiro lance, e Bellingham acertou passe decisivo no outro.

A partida marcou uma 'estreia dos sonhos' para Mbappé. O francês, novo camisa 9 do Real Madrid, formou o ataque titular com Rodrygo e Vinicius Jr., fez gol e já levantou taça. Já Endrick, o outro reforço para a temporada, foi relacionado, mas não utilizado.

O Real chegou a seis Supercopas e se isolou como o maior vencedor do torneio. O clube espanhol, que já havia conquistado a taça em 2002, 2014, 2016, 2017 e 2022, superou os pentacampeões Barcelona e Milan.

O Real volta a campo no próximo domingo (18), contra o Mallorca, pela rodada de abertura de La Liga. Já a Atalanta estreará pelo Campeonato Italiano 2024/25 na segunda (19), contra o Lecce.

Como foi o jogo

Mbappé de '9'. A formação do novo ataque do Real é uma das questões que mais gera expectativa sobre a nova temporada europeia. O trio teve posicionamento base com Rodrygo pela direita, Mbappé pelo centro e Vinicius Jr. pela esquerda. Sem a bola, Rodrygo recuou para o meio-campo, fechando linha de quatro com Bellingham, Valverde e Tchouaméni. Como de costume no Real de Carlo Ancelotti, os jogadores não guardaram posição rígida e ocuparam diferentes faixas do campo.

Duelo complicado para o Real. A Atalanta teve preocupação extra com o setor defensivo e conseguiu travar o fluxo de jogo dos espanhóis. O time italiano chegou a ser melhor entre os 20 e os 30 minutos do primeiro tempo. No geral, os atuais campeões da Champions produziram mais, especialmente a partir de passes de Vini. Entretanto, houve momentos nos quais os merengues sofreram na saída de bola, parecendo sentir falta de Kroos — alemão que se aposentou após a Eurocopa.

Gol para frustrar bom início de segundo tempo da Atalanta. A equipe italiana voltou bem do vestiário, dominou os primeiros 10 minutos e gerou sua grande chance no jogo, forçando ótima defesa de Courtois. Mas o Real se mostrou letal. Em uma chance gerada por Vinicius aos 14', abriu o placar com Valverde e mudou a cara do jogo.

Continua após a publicidade
Kylian Mbappé, do Real Madrid, comemora gol na Supercopa da Europa
Kylian Mbappé, do Real Madrid, comemora gol na Supercopa da Europa Imagem: Valerio Pennicino - UEFA/UEFA via Getty Images

Para coroar a estreia. O 1 a 0 deu tranquilidade e espaço para o Real dominar a partida como ainda não havia feito. Foi nesse cenário que Mbappé brilhou. A bola passou pelos pés de Rodrygo, Vinicius e Bellingham antes de chegar limpa para o francês marcar seu primeiro gol com a camisa merengue, aos 23'. O camisa 9 foi substituído 15 minutos depois, quando o Real já estava com as duas mãos na taça e não era mais ameaçado. O jogo seguiu assim até o fim, confirmando mais um título para Ancelotti e companhia.

Lances importantes

Primeira finalização de Mbappé. O francês demorou 14 minutos para dar seu primeiro chute com a camisa do Real. Valverde arrancou pela direita e cruzou rasteiro para a área. Mbappé chutou de primeira, e Hien bloqueou.

Quase gol contra. A Atalanta assustou em um lance que parecia inofensivo. Aos 24', cobrança de lateral para a área. De Roon dominou e cruzou, Militão desviou de cabeça e mandou contra a própria meta. A bola bateu no travessão.

Lance de craque. Vinicius Jr. gerou espaço onde não havia aos 34'. O brasileiro ameaçou chutar de longa distância, repensou e optou por uma cavadinha para Bellingham. O passe foi preciso, mas a bola escapou ao bater no peito do inglês, que acertou o goleiro Musso em dividida e levou cartão amarelo.

Continua após a publicidade

Outra ótima enfiada. Aos 45', Vinicius acertou passe de trivela para o meio da área. Em condição de impedimento, Bellingham deixou para Rodrygo finalizar. O brasileiro bateu forte de pé esquerdo e acertou o travessão.

Começo forte da Atalanta. A equipe italiana chegou perto de abrir o placar aos 2' da etapa final. De Roon acertou cruzamento perfeito para a área, e Pasalic cabeceou. Courtois se esticou e fez ótima defesa, espalmando pela linha de fundo.

Vinicius Jr. comemora primeiro gol do Real Madrid na Supercopa da Europa
Vinicius Jr. comemora primeiro gol do Real Madrid na Supercopa da Europa Imagem: Charlotte Wilson/Offside/Offside via Getty Images

1x0, Valverde aos 14' do 2ºT. Vinicius fez o mais difícil no lance. O brasileiro recebeu na área, passou por Djimsiti, deixou Hien no chão e acertou passe preciso. O uruguaio só empurrou para as redes.

Blitz madridista. Nos dois minutos após o gol, o Real forçou mais defesas de Musso do que no resto do jogo até então. Primeiro com Vini, que saiu em ótima condição após passe de Bellingham. O goleiro saiu bem e espalmou o chute. Escanteio na sequência, Bellingham recebeu na área e chutou. A bola subiu, e o arqueiro da Atalanta precisou se estucar para evitar o segundo.

2x0, Mbappé aos 23' do 2ºT. O primeiro do que devem ser muitos gols. Tudo começou com Rodrygo, que desarmou Hien e tocou para Vinicius. O brasileiro poderia bater, mas tentou passar para Mbappé. A bola cruzou toda a área, Bellingham ajeitou e tocou para o camisa 9. O francês bateu de primeira e deixou sua marca na estreia.

Continua após a publicidade

Ficha técnica - Real Madrid 2x0 Atalanta

Data: 14 de agosto de 2024
Local: Estádio Nacional de Varsóvia, Polônia
Árbitro: Sandro Schärer (Suíça)
Cartões amarelos: Bellingham e Vinicius Jr. (Real Madrid); Éderson e Djimsiti (Atalanta)
Gols: Valverde aos 14' do 2ºT e Mbappé aos 23' do 2ºT

Real Madrid: Courtois; Carvajal (Lucas Vázquez), Militão, Rüdiger e Mendy; Tchouaméni, Valverde e Bellingham (Ceballos); Rodrygo (Modric), Mbappé (Brahim Díaz) e Vinicius Jr (Arda Güler). Técnico: Carlo Ancelotti

Atalanta: Musso; Djimsiti, Hien (Palestra) e Kolasinac (Bakker); Zappacosta (Godfrey), De Roon, Éderson e Ruggeri; Pasalic (Manzoni), De Ketelaere (Retegui) e Lookman. Técnico: Gian Piero Gasperini

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.