John Textor, dono da SAF do Botafogo, deu passo importante para expandir suas posses no futebol europeu.
O que aconteceu
Textor obteve acordo de exclusividade para buscar a compra do Everton. O empresário norte-americano assinou vínculo com Farhad Moshiri, atual acionista majoritátio do clube inglês. A informação foi divulgada pelo site The Athletic nesta quinta-feira (15).
A compra do Everton depende de Textor conseguir vender seus 45% no Crystal Palace. Em maio, o dono do Botafogo anunciou a decisão de se desfazer de sua participação no Palace, justificando-se com a compreensão que o modelo de multipropriedade "não é o encaixe perfeito" no contexto.
A Premier League proíbe que uma pessoa ou empresa seja dona de dois clubes do campeonato. Por isso, é imprescindível que Textor arrume um comprador para suas ações no Crystal Palace.
Classificação e jogos
Dois possíveis compradores desistiram de adquirir o Everton recentemente. Em julho, o The Friedkin Group's (TFG), dos EUA, anunciou oficialmente que não tem mais interesse citando dívidas do clubes. Dois meses antes, o pré-acordo de venda para a 777 Partners não pôde ser cumprido.
A situação financeira do Everton é complicada. O clube possui dívida de 200 milhões de libras (R$ 1,4 bilhão na cotação atual) com a 777, e também precisará pagar ou chegar a um acordo com o TFG por empréstimo de outros 200 milhões de libras.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.