Inglês: Liverpool vence com show de Salah em primeiro jogo sem Klopp
Colaboração para o UOL, em Garopaba (SC)
17/08/2024 10h27
Classificação e Jogos
O Liverpool venceu o Ipswich Town por 2 a 0 neste sábado (17), fora de casa, na estreia dos times na Premier League, em jogo que contou com o astro da música Ed Sheeran no camarote do estádio Portman Road. O cantor britânico é acionista e torcedor do modesto clube inglês.
Os Reds jogaram mal no primeiro tempo, mas reagiram depois do intervalo e contaram com grande atuação de Salah para estrear com vitória na temporada 2024/25. O egípcio primeiro deu assistência para Diogo Jota abrir o placar, aos 14min do segundo tempo, e depois marcou o seu aos 19min após tabela com Szoboszlai.
Relacionadas
O jogo marcou oficialmente o início do ciclo do técnico holandês Arne Slot no comando do Liverpool, depois de quase nove anos com o consagrado Jurgen Klopp à frente do time. Por outro lado, foi o retorno do Ipswich Town à elite do futebol inglês após 22 anos.
O Liverpool volta a campo só no outro domingo (25) para enfrentar o Brentford, no Anfield Road, às 12h30, pela segunda rodada do Campeonato Inglês. Já o Ipswich joga um dia antes, sábado (24), às 11h, e tem outra pedrada pela frente: encara o Manchester City, no City of Manchester.
Como foi o jogo
Os primeiros minutos do Ipswich na Premier League depois de 22 anos foram intensos. Ter o Liverpool como adversário não intimidou o modesto time, que adiantou a sua marcação e começou o jogo em cima. Não foi assim, claro, durante todo o primeiro tempo, mas o Ipswich conseguiu nivelar as ações e foi quem mais chegou perto de abrir o placar na etapa inicial.
A etapa inicial ficou marcada por um dado negativo: muitas faltas, o que deixou o confronto bastante amarrado. Foram 21 no total. A história mudou depois do intervalo e o jogo fluiu, muito mais aberto.
A conversa de Arne Slot no intervalo deu (muito) certo, e o Liverpool voltou para o segundo tempo muito melhor. Com chance atrás de chance e a defesa aberta do Ipswich, algo que não havia acontecido na etapa inicial, os Reds tornaram o jogo mais fácil com os gols de Diogo Jota e Salah antes dos 20 minutos. Depois, foi só administrar. O Liverpool por pouco não fez o terceiro.
Lances importantes
Contra-ataque quase fatal. A maior chance de gol do primeiro tempo veio aos 31min. Após escanteio a favor do Liverpool, o Ipswich puxou contra-ataque e Hutchinson teve o campo inteiro de ataca para avançar, com dois marcadores por perto. Antes de invadir a área, ele cortou dois defensores e finalizou de esquerda, para boa defesa de Alisson.
Goleiro salvador. Do lado do Liverpool, a melhor oportunidade da etapa inicial veio após ataque puxado por Mac Allister, aos 41min. Ele avançou pelo meio e, após tentativa de passe, a bola acabou ficando livre para Luis Díaz dentro da área. A sorte do Ipswich é que o goleiro Walton estava atento e saiu nos pés do atacante colombiano.
Liverpool reage e abre o placar. Bem melhor na etapa final, os Reds chegaram ao primeiro gol aos 14min do segundo tempo após uma jogada muito bem trabalhada. Salah foi acionado em profundidade por Alexander-Arnold e tocou na medida para Diogo Jota completar para as redes. 1 a 0.
2 a 0 com Salah. Cinco minutos depois, foi a vez de Salah receber mais uma vez em profundidade pela direita, tabelar com Szoboszlai e finalizar de leve para empurrar a bola para as redes.
Ficha técnica
Ipswich Town 0 x 2 Liverpool - Campeonato Inglês
Data: 17 de agosto de 2024 (sábado)
Local: Portman Road Stadium, em Ipswich (ING)
Hora: 8h30 (horário de Brasília)
Cartões amarelos: Woolfenden, Hutchison e Burns (Ipswich), Gakpo (Liverpool)
Gols: Diogo Jota, aos 14', Salah, aos 19' do segundo tempo
Ipswich Twon: Walton; Tuanzebe (Szmodics), Woolfenden e Davis; Morsy, Luongo (Jack Taylor) e Burns (Ben Johnson) e Chaplin (Harness); Hutchison e Delap (Al-Hamad). Técnico: Kieran McKenna
Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold (Bradley), Quansah (Konaté), Van Dijk e Robertson (Tsimikas); Szoboszlai, Gravenberch e Mac Allister; Mohamed Salah, Luis Díaz e Diogo Jota (Gakpo). Técnico: Arne Slot