O SBT, emissora de Silvio Santos, foi personagem de uma final de Campeonato Brasileiro devido a ato que surpreendeu até o próprio apresentador.
O que aconteceu
O Vasco entrou na final da Copa João Havelange de 2000 com o logotipo do SBT na camisa. O Cruzmaltino utilizou versão modificada de sua camisa em 18 de janeiro de 2001, jogo de volta da final do torneio nacional, contra o São Caetano.
O SBT sustenta até hoje que não tinha conhecimento da ação. Fernando Pelegio, diretor da emissora na época, afirmou ao documentário "A Mão do Eurico" que duvidava do que estava vendo na tela da TV Globo, que transmitiu a partida.
Eu olhando, pensei: 'estou ficando louco. Estou olhando o logotipo do sabão em pó e parece o do SBT. Estou trabalhando demais. Começo a olhar e... é SBT, tem de ser, não estou ficando louco'. [...] Eu não sei se na Globo acreditam que a gente não sabia, mas realmente não sabíamos de nada Fernando Pelegio, diretor do SBT, ao documentário "A Mão do Eurico"
O ato foi ideia de Eurico Miranda, então vice de futebol do Vasco. O dirigente estava insatisfeito com a cobertura da Globo sobre a queda do alambrado de São Januário, em jogo realizado em 30 de dezembro de 2000. A tragédia em questão era justamente o jogo de volta da final da João Havelange, que acabou adiado para o ano seguinte.
Eurico pediu que as camisas com o logo do SBT fossem colocadas no vestiário. A troca foi feita antes das chegadas dos jogadores. Os próprios atletas foram surpreendidos, segundo relato do ex-zagueiro Mauro Galvão.
O Vasco ganhou a partida por 3 a 1 e se sagrou campeão brasileiro estampando a emissora de Silvio. A camisa com o logo do SBT foi utilizada apenas naquela ocasião, tornando-se uma peça rara. O título conquistado por Romário e companhia foi simbólico para o Cruzmaltino, marcando o fim de uma era dourada — o clube viria a ficar onze anos sem erguer taças nacionais ou internacionais de primeiro nível, sendo rebaixado à Série B nesse intervalo.
Morte de Silvio Santos
Silvio Santos morreu neste sábado (17), em São Paulo, aos 93 anos. O hospital Albert Einstein, onde o apresentador estava internado, confirmou em boletim médico que o apresentador morreu às 4h50, em decorrência de uma broncopneumonia após infecção por influenza (H1N1).
Clubes e CBF prestaram seu pesar pela morte do comunicador. O Fluminense, time pelo qual torcia, foi uma das equipes que se manifestou publicamente. "Tricolor de coração, Silvio Santos era fã e exaltava a equipe multicampeã do Fluminense do fim dos anos 1930 ao início dos anos 1940. Tinha como ídolos de infância no futebol Tim, Hércules, Romeu, Russo, Rongo e outros, que formavam o seu time de botão", escreveu.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.