'35 empresas e paraísos fiscais': Lúcio de Castro explica teia de Textor
Em participação no Cartão Vermelho desta terça (20), o jornalista Lúcio de Castro explicou como foi a investigação para a publicação de uma série de matérias sobre John Textor, dono da SAF do Botafogo, revelando a conexão do norte-americano com magnatas russos e acusações de pirâmides financeiras.
Lúcio de Castro disse que a pesquisa durou entre três e quatro meses e o levou a 10 países, sendo seis paraísos fiscais. O jornalista explicou que algumas atitudes de John Textor foram importantes para que ele iniciasse a investigação.
Eu percorri a Comissão de Valores Imobiliários Americana - uma longa pesquisa-, juntas comerciais de vários países, paraísos fiscais. São de três a quatro meses levantando toda essa documentação, estudando, tentando entender, porque é tudo muito complexo. Algumas coisas que gente que não é do mercado financeiro tem que ter consultoria de pessoas muito preparadas, que conversaram, mostraram. A partir de amanhã, vamos entrar em uma teia sofisticadíssima de pessoas que têm relação com o Textor e, só para dar uma palhinha, para não dar spoiler, essa teia está em 35 empresas - que eu cataloguei -, com 10 empresas, sendo seis em paraísos públicos. [...]
Aí, você vai entender quem é esse cara. Ele é da extrema-direita americana, apoiador do Trump, que usa os mesmos métodos. Entre outras coisas, ele chega no Brasil com discursos, logo depois que ele começa a fazer as acusações, com um discurso bolsonarista: "O Brasil está sob censura" - ele fala literalmente isso. Então, a gente começa a entender um pouco essa pessoa, quem é John Textor. E, a partir daí, eu comecei a procurar o histórico dele.
Lúcio de Castro
'Fla do Tite é monótono; vai sofrer contra o Bahia', diz Lúcio de Castro
Na opinião de Lúcio de Castro, o Flamengo tem dificuldades de enfrentar qualquer adversário que marque sob pressão, na saída de bola. Assim, o jornalista acredita que o Bahia, adversário rubro-negro nas quartas de final da Copa do Brasil, deve oferecer muitas dificuldades.
Lives de clubes no YouTube do UOL Esporte
Toda semana, sempre às 17h (de Brasília), o canal do UOL Esporte no YouTube tem lives 100% voltadas para você, torcedor de Corinthians, Flamengo, Palmeiras ou São Paulo. A cada dia, um clube diferente! Então, torcedor, fica esperto:
Live do Flamengo - segunda-feira (às 17h de Brasília)
Live do Palmeiras - terça-feira (às 17h de Brasília)
Live do São Paulo - quinta-feira (17h de Brasília)
Live do Corinthians - sexta-feira (17h de Brasília)
Confira os horários das lives do UOL Esporte
09h - Posse de Bola - Eduardo Tironi, José Trajano, Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Danilo Lavieri debatem os temas da semana.
11h - De Primeira - Domitila Becker, PVC e André Hernan revelam os bastidores do mundo da bola.
18h - Fim de Papo - Marília Ruiz, Renato Maurício Prado e convidados debatem os principais temas do dia no futebol.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.