Delegado diz que 21 torcedores foram detidos após confusão no Morumbis

O delegado César Saad, da DRADE (Delegacia de Repressão aos Delitos do Esporte) afirmou que 21 torcedores do Nacional (URU) foram detidos pela confusão com policiais durante a derrota da equipe para o São Paulo por 2 a 0, nesta quinta-feira (22), pelas oitavas de final da Libertadores.

O que aconteceu

Os torcedores foram identificados pelas câmeras de monitoramento do MorumBis. Todos eles são uruguaios.

Os torcedores terão que pagar uma fiança para serem liberados e poderem deixar o Brasil. Caso contrário, seguirão detidos em território brasileiro.

Dois artigos de uma torcida organizada do Palmeiras foram encontrados. Segundo o delegado, foram encontrados uma camiseta e um boné.

Policiais feridos foram atendidos após se machucarem na confusão. Nenhum deles sofreu ferimentos graves.

O que ele disse?

Confusão: "Houve a intervenção policial, os torcedores acabaram entrando em confronto com os policiais militares, a partida foi interrompida, os próprios jogadores tanto do São Paulo quanto do Nacional pediram para que a torcida parasse, a gente estava ali próximo a eles, eles diziam que haviam familiares dos próprios jogadores ali e nós estamos com policiais também machucados que entraram em confronto."

Identificação e detidos: "Após o término da partida, a gente através das câmeras de identificação aqui de segurança do MorumBis, nós identificamos quem estava no confronto, a ocorrência está sendo registrada nesse momento e nós temos 21 torcedores do Nacional do Uruguai que estão detidos aqui e é importante dizer que a cônsul do Uruguai aqui está acompanhando todo o trabalho da polícia civil em registro dessa ocorrência."

Organizada do Palmeiras: "Nós conseguimos recolher uma camisa e um boné da torcida organizada do Palmeiras, mas todos os torcedores que estão detidos aqui são realmente uruguaios, então eles é que acabaram entrando em confronto com a polícia militar."

Continua após a publicidade

Próximos passos: "Está sendo registrada uma ocorrência, eu conversei agora com a promotora, com o juiz, eles [torcedores] vão responder por provocação de tumulto, por lesão corporal e vai ser arbitrada uma fiança que eles devem pagar para que eles possam sair do país e também será comunicada a Conmebol do afastamento deles temporário de frequentar o estádio de futebol."

Policiais feridos: "Não, gravemente ferido não, mas nós temos um policial que ficou mais ferido, os outros estão passando por atendimento médico e aí como eu falei a ocorrência está em andamento agora, o que nós temos são esses 21 torcedores uruguaios detidos."

Como foi a confusão

Torcedores começaram a confusão após o segundo gol do São Paulo. Assentos do setor visitante foram quebrados e atirados em direção aos policiais que tentavam conter a confusão.

Os torcedores se espalharam pela arquibancada. Enquanto alguns se dirigiram às extremidades do setor visitante, outros permaneceram no centro do local, confrontando os policiais.

Jogadores dos dois times tentaram pedir calma. Os atletas se dirigiram em direção ao setor onde estavam os torcedores do Nacional e pediram para que a confusão parasse.

Continua após a publicidade

O jogo ficou paralisado por cerca de sete minutos. A confusão começou aos dois minutos do segundo tempo, e o jogo foi retomado aos nove.

Siga o UOL Esporte no

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.