Elenco, planejamento, crise e aposta: tudo que um jogo significa para o Fla
Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)
22/08/2024 05h30
O Flamengo enfrenta o Bolívar, na noite desta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), em duelo que vale mais que a vaga nas quartas de final da Libertadores. O jogo coloca à prova o elenco e o planejamento rubro-negro, além de poder dar força a uma aposta.
A equipe de Tite venceu o confronto de ida, no Maracanã, por 2 a 0 e pode perder por até um gol de diferença para avançar na competição.
Elenco esfacelado
O Flamengo vai à Bolívia com nada menos que sete desfalques, e todos por lesão. Wesley, Arrascaeta, Pedro e Gabigol estão lesionados, Viña e Cebolinha se recuperam de graves contusões e só retornam em 2025. Allan foi poupado por precaução.
O cenário coloca em debate escolhas da diretoria e comissão técnica. A sequência de baixas jogou luz sobre prioridades ao longo da temporada e decisões de usar força máxima em alguns jogos em detrimento de outros. Além disso, também sobre montagem do elenco. Tite, nas últimas semanas, bateu na tecla do calendário apertado do futebol brasileiro.
Discernimento para que se tenha compreensão. Se não fica "ganhou, que beleza". O futebol não é assim. E há, sim, a relação de saúde. (...) Quando nós vencemos quarta coloquei isso, então não é oportunista porque não perdemos. Ouçam e vejam a entrevista do Carlo Ancelotti. Ele diz que está programando férias para os atletas no meio da temporada porque o calendário é impossível. Não é só a gente, e não é desculpa. Estamos chateados, perdemos, não queríamos tomar quatro, é um clássico, dói, estamos tristes... Tudo verdade, mas um pouco de bom sensoTite, após a derrota para o Botafogo
A disputa por vaga acontece em semana quente na Gávea. O Flamengo perdeu o clássico com o Botafogo por 4 a 1 e a chance de voltar à liderança do Brasileiro, e dias depois, o diretor Bruno Spindel informou a desistência da Atalanta na negociação por Wesley — transação que seria boa para os cofres do clube. Tais fatores fizeram a torcida aumentar o tom das críticas.
O resultado pode fazer a temperatura aumentar ainda mais. Uma amostra disso aconteceu na temporada passada, quando o Flamengo foi eliminado nas oitavas de final para o Olimpia, e a delegação foi recebida sob fortes protestos no retorno ao Rio de Janeiro.
Força a uma 'aposta'
Em meio aos desfalques, Carlinhos pode ser titular pela primeira vez na Libertadores. O atacante foi acionado apenas uma vez na competição e atuou 19 minutos na vitória por 2 a 0 na ida das oitavas, no Maracanã.
O centroavante foi uma aposta do Fla no mercado da bola. Longe do perfil de reforços que o clube passou a ter nas últimas temporadas, ele desembarcou no Ninho do Urubu após se destacar na campanha do Nova Iguaçu no Carioca.
Tite testou o ataque com Luiz Araújo e Carlinhos. O Rubro-Negro não conta com Pedro e Gabigol, ambos com lesões musculares, e pode ter um setor ofensivo "novo" nesta noite.
O zagueiro Léo Ortiz pode atuar como volante. A situação não é nova para o jogador nesta passagem pelo clube carioca e tem chance de se repetir em meio às ausências.
O Flamengo também conta com retornos. Desfalques contra o Botafogo, Luiz Araújo e De la Cruz voltam a estar à disposição e vão ser titulares.
Expectativa no orçamento
O Flamengo divulgou, em janeiro, o orçamento previsto para 2024. Pela primeira vez na história, o clube faz uma previsão de arrecadação superior a R$ 1 bilhão em receitas recorrentes
O Rubro-Negro colocou as mesmas metas esportivas de outros anos. No Brasileiro, pelo menos o segundo lugar. Na Copa do Brasil e na Libertadores, a semifinal.