Zubeldía elogia William após golaço e diz que 'podemos desafiar os jovens'
Colaboração para o UOL, em São Paulo
25/08/2024 22h58
O técnico Luís Zubeldía valorizou os jovens do elenco do São Paulo, principalmente William. Em entrevista coletiva após o São Paulo vencer o Vitória por 2 a 1 no Morumbis, neste domingo (25), o treinador falou sobre a escolha pelo garoto que marcou o primeiro gol da noite.
O que aconteceu
Zubeldía apostou em William, cria de Cotia, como titular para o jogo do São Paulo. O técnico explicou a escolha e citou a importância de desafiar os mais jovens.
Fez o gol no começo, e não com uma equipe que não precisava ganhar, pelo contrário. Com uma equipe que quer brigar pelos primeiros lugares. Podemos desafiar os jovens, por mais que tenha 18 anos, é bom que já tenha desafios e exigências. Ele já vinha entrando em etapas anteriores. Hoje era o momento, consideramos, apesar de precisar ganhar, acreditamos que era o contexto perfeito para que ele pudesse jogar como foi.
Dentro de uma equipe onde tinha uma coluna vertebral com bastante experiência com Jandrei, Arboleda, Luiz Gustavo, Lucas Moura e Calleri. Essa estrutura, quando coloca um jovem, possivelmente ajuda a render como ele acha que pode. Luis Zubeldía, em coletiva
O que mais Zubeldía disse
Situação de Juan Izquierdo e reação de Michel Araújo ao fim da partida. "Realmente o nosso grupo é muito sensível à situação. Este jogador muito jovem, é um de nós e poderia acontecer com qualquer um de nós ou com qualquer um que conhecemos. Aconteceu muito perto de nós e esse grupo, com a sensibilidade que tem o ser humano, ficou golpeado. Michel é uruguaio, foi próximo dele no Nacional, e foi uma pessoa que vimos jogando e está em uma situação complicada e segue internado. É impossível não sentir tristeza, angústia. Os profissionais estão cuidando do caso e Deus queira que tudo fique bem. Ao fim da partida, Michel ficou muito angustiado com a situação, já passou por algo parecido. A melhor maneira de homenagear é com o futebol porque o futebol é muito importante para nós e para Izquierdo também. Agora é só esperar algo que não controlamos. Temos fé que vai se recuperar. Nossa solidariedade para toda a família. Chega para cada um de maneira muito particular."
Diversidade de características dentro do elenco. "Tudo se resume a tomar boas decisões quando monta o elenco. Recebemos um plantel de maneira pensada, profissional, onde cada jogador foi contratado dentro dos recursos que tem o clube e tem que ter um certo perfil. O perfil tem que ter primeiro fome de ganhar, não estar acomodado. Segundo, que possam atuar em duas ou três posições. Em terceiro, características que não tinham na equipe. Por exemplo o Ferreirinha, por ser vertical, Erick o mesmo. André, outro diferente de Calleri. É método do projeto, o projeto é um e eu que devo me acomodar ao projeto. Porque eu posso manobrar essa situação dispondo dos jogadores."
Como competir com os adversários considerados favoritos. "É difícil falar das outras equipes. É difícil entrar nessa comparação. Eu simplesmente sei que aqui tem muitas exigências por causa da história. Estamos entre as 3 ou 4 equipes em que mais se vai exigir. Eu sei da expectativa e da exigência dos torcedores. Mas entrar em comparação publicamente e olhar o que a outra equipe contratou há um mês, e o quanto gastou de dinheiro, já é um tema que não quero tratar. Faremos o melhor possível. Temos um grupo de jogadores que estão dentro de um projeto e trabalhamos de forma silenciosa para fazer o melhor futebol, como foi o primeiro tempo. E depois chegar ao mais alto possível dentro da possibilidade que temos."
O que o São Paulo pode melhorar. "O futebol tem a complexidade que não importa o que você faça, tem que fazer melhor que o rival. Que o seu nível possa superar o da equipe que vai enfrentar nesse dia. Não é um esporte que deva bater recordes e melhorar o mesmo, não, tem que superar o rival. Aqui é onde eu vejo que momentos podemos fazer 45 minutos, ou 30 muito bons onde eu aplaudo os dois gols. Os gols são consequências de organização com e sem bola. Eu gostaria de repetir isso por mais tempo. Gostaria de ter outras variáveis de mais consistência, que não vou dizer aqui, mas em termos gerais, vamos bem e por isso estamos competindo."