Topo

OPINIÃO

É justo cobrar Leila Pereira por machismo de Abel? Colunistas opinam

Colaboração para o UOL, em Aracaju

26/08/2024 15h48

A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, deveria ter vindo a público comentar a fala machista do técnico Abel Ferreira? No UOL News Esporte, no Posse de Bola e no Joga Junto, os colunistas do UOL opinaram e divergiram sobre a questão; confira!

Luiza Oliveira: Leila poderia falar, mas não deve ser cobrada pelo Abel

Eu adoraria que a presidente Leila Pereira viesse a público falar do treinador dela, mas também não acho que ela tem que ser o foco. Esse é outro traço do machismo: um homem comete um ato infeliz, grosseiro desse, e a gente vira o alvo para uma outra mulher, para que ela faça algo em relação a isso. Embora eu ache importante que ela se posicione, não acho que ela deva ser cobrada por isso. Enfim, lamentável.

Mauro Cezar: Leila não fica indignada com o que fez Abel?

O Palmeiras gosta muito de colocar nota no seu site. No dia 16 de janeiro de 2024, o departamento de comunicação assina: 'Em dia histórico, Leila Pereira convoca uma coletiva só com mulheres e anuncia renovação de Abel'. Ou seja, a tal coletiva só com mulheres foi para anunciar a renovação do contrato do treinador. Se ela faz uma coletiva só com mulheres, qual o intuito? Você pode pegar o que foi dito na ocasião. Por exemplo, abre aspas para a presidente do Palmeiras: 'É um prazer estar aqui com vocês nesse dia para nós mulheres. Não conheço nenhum caso no mundo de uma entrevista coletiva formada só por nós'. Se ela teve a iniciativa de fazer essa coletiva, ela tinha que se manifestar de alguma maneira, esse silêncio não é compatível, a Leila Pereira deveria falar alguma coisa. Ela deveria se pronunciar e até agora nem nota da presidente, com aspas da presidente como essa que eu acabei de ler do dia 16 de janeiro deste ano, um dia histórico.

Relacionadas

É tudo muito lamentável. E pior ainda quem tenta minimizar isso e quem tenta tirar a responsabilidade da presidente, ela também tem que ser questionada, ela entrou nessa situação de fazer uma coletiva só com mulheres, eu também achei legal na época, mas ela não fica indignada com isso? Tanta gente indignada, tantos homens indignados e a presidente do Palmeiras, que é uma mulher, não fica indignada?

Alicia Klein: Leila não pode ser mais cobrada que Abel

O que me preocupa é que o Abel parece não entender a gravidade do que ele falou. Se alguma coisa imbecil como essa sai da boca por acidente, tem que pedir desculpas direito. Começar o pedido de desculpas dizendo 'errei, peço desculpas, não vou fazer de novo'. Não adianta fazer textão dizendo que foi um mal entendido e usar a palavra retratar praticamente no final. Foi muito ruim a fala e muito ruim o pedido de desculpas.

Ah, mas quem tem que se posicionar é a Leila porque ela é mulher, como assim ela não vai falar nada? A Leila é vítima de machismo todos os dias, assim como a Aline [Anelli, repórter da BandNews FM], assim como eu, assim como todas as mulheres que trabalham no futebol. Não é responsabilidade nossa ficar endereçando o erro dos homens quando cometem esse tipo de ato machista — é responsabilidade dos homens entenderem esse tipo de coisa e parar de cometer esse tipo de erro.

Lives de clubes no YouTube do UOL Esporte

Toda semana, sempre às 17h (de Brasília), o canal do UOL Esporte no YouTube tem lives 100% voltadas para você, torcedor de Corinthians, Flamengo, Palmeiras ou São Paulo. A cada dia, um clube diferente! Então, torcedor, fica esperto:

Live do Flamengo - segunda-feira (às 17h de Brasília)
Live do Palmeiras - terça-feira (às 17h de Brasília)
Live do São Paulo - quinta-feira (17h de Brasília)
Live do Corinthians - sexta-feira (17h de Brasília)

Confira os horários das lives do UOL Esporte

09h - Posse de Bola - Eduardo Tironi, José Trajano, Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Danilo Lavieri debatem os temas da semana.
11h - De Primeira - Domitila Becker, PVC e André Hernan revelam os bastidores do mundo da bola.
18h - Fim de Papo - Marília Ruiz, Renato Maurício Prado e convidados debatem os principais temas do dia no futebol.

Assista ao Joga Junto na íntegra

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

É justo cobrar Leila Pereira por machismo de Abel? Colunistas opinam - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol