Botafogo paga R$ 2 milhões e compra revelação de 1º clube vegano do Brasil
O Botafogo desembolsou R$ 2 milhões para adquirir o jovem centroavante Kaiky, de 18 anos, que atuava pelo Laguna SAF (RN), o primeiro clube vegano das Américas. O UOL apurou que a negociação ainda conta com gatilhos por metas atingidas.
Kaiky marcou 14 gols e deu cinco assistências em 25 jogos entre profissional e sub-20. O Laguna disputa a segunda divisão do Campeonato Potiguar.
Natural de Tanguá (RJ), Kaiky chegou ao Laguna com 17 anos após iniciar a carreira no Santa Ritense (MG). Ele foi descoberto pelo técnico Gustavo Nabinger, que viu vídeos do atleta atuando por um projeto social do Rio de Janeiro.
O Kaiky é um dos centroavantes de maior projeção e talento que trabalhei. Tem um potencial incrível, é o verdadeiro pacote completo: alto, rápido, pressiona e desarma como um defensor, finaliza forte com as duas pernas, tem excelente impulsão e cabeceio, ataca muito bem a última linha e tem técnica pra jogar fora da área. Tem tudo para se tornar um atleta de ponta e acreditamos muito nisso. É um guri de cabeça boa, trabalhador, humilde e que merece vencer
A transferência se tornou a maior da história do futebol de base do Rio Grande do Norte. O Laguna foi fundado em 2022 já com o conceito de ser o primeiro clube vegano das Américas.
Eu tive muita evolução aqui no Laguna. Quero pontuar algumas sobre caráter, responsabilidade, como ser uma pessoa do bem mentalmente e comprometida. Quero falar para a nova geração sempre dar o melhor de vocês todos os dias e escutar a comissão técnica da Laguna. E nunca desistam de vocês, que vocês vão conseguir, disse Kaiky
Primeiro clube vegano
O Laguna nasceu já adotando o veganismo em seus refeitórios. Os jogadores não são obrigados a adotarem o veganismo fora do clube.
São seis refeições diárias pensadas por chefs da cozinha vegana em compasso com nutricionistas e médicos do clube.
Com sede perto da famosa praia de Pipa, o Laguna tem parceria com ONGs voltadas a preservação ambiental. Também é signatário do pacto global das Nações Unidas e tem seu estatuto com base em práticas sustentáveis de ESG.