Em entrevista ao UOL News Esporte desta quarta-feira (28), o cardiologista Edmo Atique Alves explicou o quadro que causou a morte de Juan Izquierdo, jogador do Nacional-URU, aos 27 anos.
Izquierdo teve morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca, segundo o Hospital Albert Einstein. Ele estava internado desde a última quinta-feira (22), quando passou mal durante o jogo da equipe uruguaia contra o São Paulo, pela Libertadores, no Morumbis.
De acordo com o Dr. Edmo Alves, uma parada cardíaca de 5 minutos já é suficiente para afetar o funcionamento do cérebro. "Daí para cima certamente vai ter lesão cerebral", explicou o cardiologista.
Arritmia cardíaca: "A arritmia cardíaca é uma mudança do compasso natural do coração. O coração tem duas batidas principais e qualquer mudança no equilíbrio ou na harmonia dessas duas batidas, por exemplo, se surgir uma terceira batida, uma quarta batida, ou se essas duas batidas fisiológicas não acontecerem corretamente, tudo isso a gente pode englobar como uma arritmia cardíaca. No caso do Izquierdo, eu posso dizer para vocês com uma certa segurança que ele teve uma modalidade um tipo de arritmia considerado mais grave, porque ela foi convertida rapidamente para uma parada cardíaca".
Parada cardiorrespiratória: "Todos nós podemos sentir palpitação, sentir uma batedeira e não ter uma parada cardíaca associada, mas existe uma minoria de casos, alguns tipos de arritmia, que infelizmente são mais severas, mais intensas e podem automaticamente se converter numa parada do coração. São arritmias que não permitem que o coração se mantenha com uma pressão adequada, com batimento mínimo adequado, e acaba levando realmente à parada do músculo cardíaco. Certamente, foi isso que aconteceu com o Izquierdo. A gente pode discutir todas as causas possíveis, uma questão multifatorial, fatores familiares e genéticos, eventualmente a gente pode discutir fatores até emocionais que podem ter agravado a tendência dele naquela semana do jogo. A gente nunca sabe o que o jogador passou naquela semana, não podemos esquecer que o jogador não é uma máquina".
Morte encefálica: "A morte dele foi encefálica porque foi possível reanimá-lo daquela condição de parada cardíaca. O grande problema é que o coração é o motor que bombeia sangue para todos os órgãos e, se nós colocarmos uma hierarquia de prioridade, o cérebro obviamente é o nosso centro de comando. O que nós temos de definição na literatura médica é que se você tiver um coração parado de 5 minutos, daí para cima você certamente vai ter lesão cerebral que pode ser de grau variável. Pelo nível de lesão cerebral que ele teve e pela rapidez com que ele evoluiu para uma morte encefálica, essa parada cardíaca, apesar de todo o esforço dos médicos do São Paulo, do Nacional, da ambulância, de estar num estádio próximo ao Einstein, essa parada cardíaca certamente não foi curta. Ou seja, não foi abaixo de 5 minutos. Então, a falta do oxigênio e a falta da glicose, do açúcar, que são os grandes combustíveis para o cérebro, fez com que o cérebro tivesse perdas de neurônios e uma resposta natural do cérebro nesse caso é edemaciar, é inchar. Quando ele incha, entra primeiramente em coma, a pessoa não acorda, perde reflexo, você não tem mais contato nenhum com ela, ela tem que ser mantida artificialmente. Se os neurônios não conseguirem ter uma capacidade de organização e de reconstituição, infelizmente evolui para uma morte encefálica."
Lives de clubes no YouTube do UOL Esporte
Toda semana, sempre às 17h (de Brasília), o canal do UOL Esporte no YouTube tem lives 100% voltadas para você, torcedor de Corinthians, Flamengo, Palmeiras ou São Paulo. A cada dia, um clube diferente! Então, torcedor, fica esperto:
Live do Flamengo - segunda-feira (às 17h de Brasília)
Live do Palmeiras - terça-feira (às 17h de Brasília)
Live do São Paulo - quinta-feira (17h de Brasília)
Live do Corinthians - sexta-feira (17h de Brasília)
Confira os horários das lives do UOL Esporte
09h - UOL News Esporte - Eduardo Tironi e o time de colunistas do UOL comentam as principais notícias do dia.
11h - De Primeira - Domitila Becker, PVC e André Hernan revelam os bastidores do mundo da bola.
18h - Fim de Papo - Marília Ruiz, Renato Maurício Prado e convidados debatem os principais temas do dia no futebol.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.