Mercado da bola: por que clubes da Europa gastaram bem menos que em 2023

Os colunistas Julio Gomes e Thiago Arantes explicaram na Live do Mercado por que os clubes europeus gastaram menos nesta janela de transferências do que na passada. Rafael Reis ainda traçou um comparativo entre as principais contratações de cada temporada (confira no vídeo).

Gomes apontou dois motivos pela queda de volume no mercado: a perda de apetite dos clubes da Arábia Saudita e a regra de fair play financeiro da Premier League. A propósito, Arantes mostrou que os times ingleses gastaram 55% a menos entre si do que no ano passado.

Julio Gomes: 'Esse foi um mercado menor do que o passado'

A Arábia Saudita, que no ano passado foi a grande história, neste ano tirou o pé do acelerador. Consequentemente, com a Arábia fechando a torneira por enquanto, esse foi um mercado menor do que o mercado do ano passado. Por duas razões: pela Arábia Saudita e pela regra de fair play financeiro da Premier League. Julio Gomes

Thiago Arantes: 'Times da Premier League gastaram 55% menos entre si'

Esse fair play financeiro da Premier League serve basicamente para um time não sair contratando todo mundo. Por mais que o Chelsea esteja contratando todo mundo, ele está comprando e vendendo, ele consegue equilibrar mais ou menos a balança. É parecido com o que ocorre na Espanha, onde o Barcelona sofre tanto. Ano passado, o Everton levou punições, perdeu pontos, quase foi rebaixado por essas diferenças de faturamento e gasto, a Premier League está apertando um pouco mais, é o cerco se fechando quanto às contratações que não se justificam para evitar o endividamento.

Muitos times, com receio de entrar nessa regra, tiraram o pé do acelerador e isso explica em parte o que aconteceu nessa janela, em que os times da Premier League entre eles gastaram 55% menos que na janela anterior. Thiago Arantes

Lives de clubes no YouTube do UOL Esporte

Toda semana, sempre às 17h (de Brasília), o canal do UOL Esporte no YouTube tem lives 100% voltadas para você, torcedor de Corinthians, Flamengo, Palmeiras ou São Paulo. A cada dia, um clube diferente! Então, torcedor, fica esperto:

Live do Flamengo - segunda-feira (às 17h de Brasília)
Live do Palmeiras - terça-feira (às 17h de Brasília)
Live do São Paulo - quinta-feira (17h de Brasília)
Live do Corinthians - sexta-feira (17h de Brasília)

Continua após a publicidade

Confira os horários das lives do UOL Esporte

09h - Posse de Bola - Eduardo Tironi, José Trajano, Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Danilo Lavieri debatem os temas da semana.
11h - De Primeira - Domitila Becker, PVC e André Hernan revelam os bastidores do mundo da bola.
18h - Fim de Papo - Marília Ruiz, Renato Maurício Prado e convidados debatem os principais temas do dia no futebol.

Assista à Live do Mercado na íntegra

Deixe seu comentário

Só para assinantes