Os 7 passos em 20 meses de Lucas entre calvário no sub-21 até a seleção
Lucas Moura, do São Paulo, não era convocado para a seleção brasileira desde outubro de 2018. Ele recebeu uma chance de Dorival Jr após o corte de Savinho. O jogador de 32 anos precisou superar a desconfiança após uma despedida melancólica do futebol europeu para construir seu retorno à seleção em 7 passos e 20 meses.
1. Janeiro de 2023 - Lucas atua no sub-21 do Tottenham
O atacante retornou de lesão no início do ano passado, mas não tinha espaço no time que era comandado pelo italiano Antônio Conte e foi decidido que ele disputaria partidas no sub-21 para retomar o ritmo de jogo.
Lucas voltou a atuar no time sub-21 em abril, após ser expulso e levar uma suspensão de três jogos. Em 2023, foram 17 jogos disputados no elenco profissional do time inglês e apenas um gol. No sub-21, fez quatro jogos e três gols.
2. Maio de 2023 - Tottenham confirma saída de Lucas Moura
Classificação e jogos
Antes mesmo do fim do contrato de Lucas, o Tottenham anunciou nas redes sociais que o jogador deixaria o clube no fim da temporada. A saída já era esperada.
"Obrigado pelas memórias, Lucas. Nós podemos confirmar que Lucas Moura deixará o clube no fim da temporada, após o término de seu contrato", dizia o post do clube inglês.
3. Julho de 2023 - Lucas prioriza permanência na Europa, mas não tem interessados
A prioridade de Lucas Moura era um contrato longo na Europa, de pelo menos três anos, segundo o jornalista Fabrizio Romano, especialista no mercado da bola europeu.
O jogador chegou a dizer, em entrevista à ESPN, que estava muito novo e ainda tinha muito o que aproveitar no futebol europeu.
Em julho, quando o São Paulo ofereceu um contrato para Lucas, o Tricolor do Morumbi só tinha a concorrência de clubes dos Estados Unidos e do Oriente Médio.
4. Agosto de 2023 - São Paulo acerta retorno temporário de Lucas após 11 anos
No dia 1º de agosto de 2023, o São Paulo anunciou o retorno de Lucas com contrato até o final do ano. A ideia era acertar com o Tricolor e posteriormente acertar um pré-acordo com outro clube para atuar em 2024.
Existia a possibilidade dele acertar primeiro com um clube da MLS e ser emprestado ao São Paulo, mas o pouco tempo para as inscrições na janela dificultaram a operação.
5. Setembro de 2023 - Lucas ajuda São Paulo a conquistar o título que faltava: a Copa do Brasil
O São Paulo superou o Flamengo e conquistou a Copa do Brasil do ano passado. O único título que faltava na sala de troféus do Morumbis.
A conquista fez Lucas conquistar um objetivo declarado: voltar a ser campeão.
Lembrando que a conquista tinha um detalhe importante: o técnico do clube, na época, era Dorival Jr, hoje no comando da seleção brasileira.
6. Dezembro de 2023 - Lucas renova com o São Paulo até dezembro de 2026
Em lua de mel com a torcida após o título, Lucas decidiu ficar em definitivo no São Paulo e assinou por três anos.
O jogador explicou que é muito feliz no clube e que gostaria de ter a chance de jogar a Copa Libertadores.
Um dia muito especial. Eu já estava prevendo, imaginando. Como todos sabem, eu sou muito feliz aqui, gosto muito do São Paulo, um clube que eu amo. E poder ficar aqui por mais tempo é uma alegria enorme. Esses poucos meses foram muito especiais pela conquista, mas ainda ficou um gostinho de 'poxa, vou jogar só quatro meses, queria ficar mais tempo'. Queria pegar uma temporada inteira, voltar a jogar o Campeonato Paulista, ter a oportunidade de jogar a Libertadores. Um momento muito especial na minha vida, estou muito feliz. Lucas em entrevista à TV oficial do São Paulo.
7. Janeiro de 2024 - Após boa estreia no Paulistão, Lucas mirou a seleção brasileira
O camisa 7 marcou um gol e deu uma assistência na estreia do São Paulo no estadual contra o Santo André, e disse após a partida que voltar à seleção brasileira era sua meta do ano.
"É minha meta. Eu vou trabalhar bastante para poder voltar para a Seleção. Servir o meu país sempre foi uma grande honra. Vou trabalhar bastante para isso", disse o atleta.
No último sábado (31), o técnico Dorival Jr convocou Lucas para as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O jogador assumiu a vaga de Savinho, cortado por problemas clínicos.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.