Por que São Paulo não terá reforços gringos em decisão contra Atlético-MG?
Classificação e Jogos
O São Paulo correu contra o tempo e anunciou as contratações do lateral Jamal Lewis e do volante Santiago Longo antes do encerramento da janela de transferências, mas o técnico Luis Zubeldía não vai ter seus novos reforços para a decisão contra o Atlético-MG na Copa do Brasil.
Prontos, mas indisponíveis
A dupla não apresenta problemas físicos, mas não está disponível para atuar contra os mineiros. O duelo, que ocorre na noite desta quinta-feira (12), é válido pela volta das quartas de final do torneio.
O motivo é o novo regulamento da Copa do Brasil, que impede a inscrição de atletas entre um jogo e outro da mesma fase — os times já fizeram o embate de ida, que acabou em 1 a 0 para os mineiros.
Ruan Tressoldi e Marcos Antônio, outros reforços do São Paulo, estão liberados. Os dois também chegaram na última janela, mas acabaram anunciados antes da partida em questão.
No ano passado, ainda com regulamento antigo, Lucas e James Rodríguez aproveitaram a "brecha": os meias foram inscritos entre os dois duelos da equipe do MorumBis contra o Corinthians, pela semifinal da Copa do Brasil.
Quem é Jamal Lewis?
Nascido na Irlanda do Norte, Lewis é lateral-esquerdo, fez a base no Norwich e estreou nos profissionais em 2017. Na época, o clube disputava a 2ª divisão inglesa.
Depois de 100 jogos espalhados por três temporadas (incluindo um contra o agora parceiro Lucas Moura), ele assinou com o Newcastle, já em 2020, pouco antes de o time ser adquirido por um fundo saudita.
O lateral chegou a engatar a titularidade na nova equipe, mas os investimentos atrapalharam, e ele passou a ser figura pouco influente no elenco.
Entre temporadas de 2021 e 2023, Lewis atuou apenas dez vezes com a camisa do Newcastle. Nomes como Dan Burn, por exemplo, ganharam espaço e desbancaram o norte-irlandês.
Sem espaço, o atleta foi emprestado ao Watford, da 2ª divisão, para retomar a sequência. E conseguiu: ele engatou uma sequência como titular e jogou 38 vezes nos últimos 12 meses — muitas vezes na função de ala. O hoje botafoguense Matheus Martins também fazia parte daquele elenco.
Quem é Longo?
Nasceu em Córdoba, na Argentina, e fez toda sua categoria de base no Belgrano, um dos principais times da região.
É volante "cão de guarda" e estreou tarde no futebol profissional. Longo atua como um protetor dos zagueiros e sai pouco ao ataque. Ele fez seu primeiro duelo no elenco principal somente em 2020, quando já tinha 22 anos.
Participou de reconstrução. Ele ganhou espaço em um dos momentos mais difíceis da história de seu ex-clube, que atuou na 2ª divisão nacional entre 2020 e 2022.
Há duas temporadas, atuou como titular na campanha que deu o acesso (e título) ao time de Córdoba. Longo continuou como um dos pilares do elenco na elite argentina e, em alguns embates, ganhou a braçadeira de capitão.
Tomou poucos cartões e somou só uma lesão. Foram apenas 20 amarelos em 143 partidas pelo Belgrano, média de menos de 0,2 cartão por jogo — não há registros de expulsão.
Ganhou homenagem. A equipe se despediu do jogador com um vídeo mostrando alguns momentos de sua trajetória com a camisa celeste.