Campeão pelo Timão e também em dar a volta por cima: a carreira de Paulinho
Colaboração para o UOL, em São Paulo
08/09/2024 16h17
José Paulo Bezerra Maciel Júnior, que teve o nome "Paulinho" eternizado na história do futebol brasileiro vestindo a camisa do Corinthians, anunciou a aposentadoria neste domingo (8).
Relembre momentos da carreira do agora ex-jogador, que saiu do Bragantino para virar ídolo do Timão, não viveu um bom momento após ser contratado pelo Tottenham, mas deu a volta por cima em grande estilo jogando pelo Barcelona após passagem pelo futebol chinês, voltando ao Brasil para se despedir do futebol nos braços da Fiel.
O começo de tudo
Paulinho foi contratado pelo Corinthians em abril de 2010, após se destacar pelo Bragantino no Paulistão daquele ano. O primeiro gol do volante vestindo o manto alvinegro foi em um clássico contra o Santos, que terminou com vitória corintiana por 4 a 2 na 5ª rodada do Brasileirão.
Relacionadas
E o primeiro dos quatro títulos conquistados por Paulinho pelo Corinthians foi também em um jogo contra um grande rival. O empate de 0 a 0 contra o Palmeiras na última rodada valeu o título do Brasileirão 2011 para o time de Parque São Jorge.
A apoteose do craque
Em 2012, aconteceu aquele que talvez seja o maior momento do volante defendendo o Corinthians. No jogo de volta das quartas de final da Libertadores contra o Vasco da Gama, aos 42 minutos do 2º tempo, Paulinho subiu mais alto que toda a defesa vascaína em uma cobrança de escanteio e, de cabeça, fez o gol da vitória por 1 a 0 que manteve o Corinthians no caminho da conquista da Libertadores, a primeira e única da centenária história alvinegra.
Além do Brasileirão de 2011 e da Libertadores 2012, Paulinho ainda venceu mais dois títulos pelo Corinthians: o Mundial de Clubes (2012) e o Paulistão de 2013. A atuação de Paulinho na conquista destes títulos fez o volante virar ídolo do Timão, e também lhe valeu a primeira convocação para a seleção brasileira.
Na Copa das Confederações de 2013, o volante foi titular e eleito o terceiro melhor jogador do torneio vencido pelo Brasil, ficando atrás apenas de Neymar e Iniesta, da Espanha, o que chamou a atenção de clubes mundos afora. Com a camisa da seleção, Paulinho também disputaria duas Copas, em 2014 e 2018.
Pesadelo inglês
A saída do volante corintiano parecia iminente e, em agosto de 2013, Paulinho foi contratado pelo Tottenham, da Inglaterra. Em terras inglesas, o jogador não viveu bom momento e amargou a reserva, disputando 67 jogos e marcando dez gols ao longo de duas temporadas entre 2014 e 2015.
Na mesma época, a revista FourFourTwo, após promover uma votação entre torcedores, elegeu o brasileiro como a pior contratação da história do Tottenham. "Ele começou razoavelmente bem, mas rapidamente se tornou motivo de riso", disse Tom Hayward, torcedor do Tottenham ouvido pela revista na ocasião.
Só de pensar em Paulinho já fico bravo. Fico feliz de ele não estar mais aqui, onde não tenho mais que olhar para ele Tom Hayward, influente torcedor do Tottenham sobre a passagem de Paulinho pelo Spurs
A volta por cima
Encostado no clube inglês, Paulinho foi vendido para o Guangzhou Evergrande, da China. Em um mercado alternativo, o volante voltou a jogar bem e despertou o interesse de um gigante europeu.
Em 2017, Paulinho foi contratado pelo Barcelona, onde fez uma ótima temporada. Titular do meio de campo na maior parte dos jogos, o brasileiro ajudou o time catalão a ser campeão da La Liga e da Copa del Rey.
Os jogos pelo Barça fizeram o jogador se credenciar para a disputa de mais uma Copa do Mundo, em 2018. No mesmo ano, o jogador foi novamente comprado pelo Guangzhou. Após mais essa passagem pela China e por um breve período jogando pelo Al-Ahli, da Arábia Saudita, o volante retornou ao Corinthians para se aposentar no futebol brasileiro.
Em maio de 2024, contra o Racing do Uruguai, na frase de grupos da Sul-Americana, Paulinho fez sua última partida pelo Corinthians. O jogador estava sem clube desde então.