Por que Memphis comemora os gols com a mão no ouvido?

Reforço do Corinthians, Memphis Depay tem um jeito peculiar de comemorar seus gols. O atacante costuma tampar os ouvidos ao balançar as redes dos adversários.

O que aconteceu

A comemoração tornou-se uma marca registrada na carreira. A primeira vez que Memphis fez o gesto foi com a camisa do Lyon, da França, clube que defendeu entre 2017 e 2021.

Bloqueando todo o barulho. Embora a comemoração tenha sido interpretada como uma resposta às críticas, o atacante não costuma condicionar o gesto ao tema. Ele conviveu com críticas e turbulências na passagem pelo Manchester United, onde somou 33 jogos e apenas 2 gols.

Memphis Depay comemora gol na vitória da Holanda sobre Gibraltar pelas Eliminatórias da Copa do Mundo
Memphis Depay comemora gol na vitória da Holanda sobre Gibraltar pelas Eliminatórias da Copa do Mundo Imagem: REUTERS/Piroschka Van De Wouw

O holandês explicou por que faz o gesto. De acordo com Memphis, a comemoração tem relação com a entrada numa espécie de "túnel", onde fica livre de distrações e foca na sua melhor versão.

Minha celebração? Cego e surdo ao mundo. Eu basicamente foco na visão do túnel. Não sinto nada, não vejo nada e foco. Eu penso que na vida é importante ser muito focado para apresentar sua melhor versão sem distrações.
Memphis Depay, em entrevista ao canal espanhol TV3

Quem é Memphis Depay?

Nasceu em 1994 e é filho de pai ganês com mãe holandesa. O alvo corintiano cresceu no vilarejo de Moordrecht e deu seus primeiros passos no futebol defendendo o Sparta Rotterdam, equipe da região.

Viu o pai abandonar sua família quando tinha quatro anos. Diante da ausência paterna, o então jovem sempre colocou apenas o seu nome "Memphis", e não sobrenome "Depay", em suas camisas. Os dois ensaiaram uma reconciliação recentemente.

Continua após a publicidade

Foi recrutado pelo PSV quando ainda tinha 12 anos — na época, o time holandês viu potencial em um jogo do Rotterdam e convidou o atacante para a base do clube.

Memphis Depay tem um leão gigante estampado nas costas
Memphis Depay tem um leão gigante estampado nas costas Imagem: Eric Verhoeven/Soccrates/Getty Images

Viveu uma adolescência conturbada e era considerado "temperamental": em meio a problemas de relacionamento, achou um escape fazendo tatuagens. Ao todo, ele soma mais de 50 desenhos espalhados pelo corpo, incluindo um leão que preenche quase 100% de suas costas.

Estreou nos profissionais do PSV em 2011 e, aos poucos, foi ganhando espaço até tornar-se, dois anos mais tarde, titular incontestável da equipe. O jogador já era figurinha carimbada na seleção de juniores de seu país.

Destacou-se na Copa do Mundo de 2014 e, pouco depois, acertou com o Manchester United. A passagem na Inglaterra caminhava bem até a chegada de José Mourinho, que o escanteou e optou por jovens como Rashford e Martial.

Assinou com o Lyon e engatou uma sequência goleadora: entre 2016 e 2021, marcou 76 gols em 177 jogos, média de quase 0,5 gol por partida — neste ciclo, a Holanda não participou da Copa do Mundo.

Continua após a publicidade

Fechou com o Barcelona há três temporadas, mas trocou o clube pelo rival Atlético de Madri logo depois de participar da Copa do Mundo de 2022. Na equipe de Diego Simeone, acumulou lesões musculares antes de não ter o seu contrato renovado.

Deixe seu comentário

Só para assinantes