Liverpool bate Milan de virada na Champions com zagueiros artilheiros
Colaboração para o UOL, em São Paulo
17/09/2024 18h00
Classificação e Jogos
O Liverpool venceu o Milan por 3 a 1 nesta terça-feira (17), em partida válida pela primeira rodada da Fase de Liga da Champions League, no San Siro.
Pulisic abriu o placar para o Milan com um gol relâmpago, aos 3 minutos de jogo. Os zagueiros Konaté e Van Dijk, ambos de cabeça, fizeram os gols da virada do Liverpool ainda na primeira etapa. No 2º tempo, Szoboszlai fechou a conta ao fazer 3 a 1 para o Liverpool.
O próximo compromisso do Milan na Liga dos Campeões será contra o Bayer Leverkusen, na Alemanha, no dia 1º de outubro. No dia 2, o Liverpool recebe o Bologna em casa.
Como foi o jogo
A partida entre Milan e Liverpool marcou um recomeço para ambas as equipes, que trocaram de técnico recentemente. O português Paulo Fonseca chegou ao Milan vindo do Lille, enquanto o holandês Arne Slot foi contratado pelo Liverpool junto ao Feyenoord para substituir Jürgen Klopp, que ficou no clube inglês por oito temporadas, conquistando nove títulos.
Logo aos 3 minutos do 1º tempo, Christian Pulisic recebeu passe de Morata e bateu cruzado para colocar o Milan à frente no placar. Apesar disso, o gol sofrido não abalou os ingleses, que dominaram a posse de bola e criaram boas chances com Salah, que chegou a acertar o travessão de Maignan duas vezes na primeira etapa.
Apesar de o atacante egípcio estar inspirado, foram os zagueiros do Liverpool que conseguiram a virada ainda na primeira etapa. Konaté, aos 22 minutos, e Van Dijk, no final do 1º tempo, usaram a cabeça para decretar a virada dos ingleses em pleno San Siro.
No início do 2º tempo, o goleiro Magnan, que estava salvando o Milan de tomar uma goleada, precisou deixar o campo. O goleiro se chocou com Diogo Jota e sentiu o joelho, sendo substituído por Torriani, de 19 anos. Vindo da reserva, o jovem goleiro milanista não comprometeu, mas nada pode fazer quando Pavlovic errou passe e cedeu contra-ataque para o Liverpool, que matou a partida ao fazer 3 a 1 com Szoboszlai.
Gols e destaques
1 x 0: Pulisic abriu o placar aos 3 minutos do 1º tempo após receber toque de Morata. O meia milanista avançou em velocidade e bateu cruzado na bochecha da rede do gol de Alisson.
1 x 1: Em cobrança de falta na lateral da grande área, Alexander-Arnnold cruzou na medida para Konaté cabecear na pequena área, vazando o goleiro Maignan, que saiu mal ao tentar cortar o cruzamento.
1 x 2: A virada dos Reds veio em cobrança de escanteio, aos 40 minutos do 1º tempo. Van Dijk subiu mais alto que Pavlovic e Loftus-Cheek e testou firme para estufar a rede de Maignan.
Problema para o Milan. O goleiro rossonero Maignan precisou ser substituído no início do 2º tempo após ser atingido no joelho por Diogo Jota em uma tentativa de finalização. O jovem Torriani, de 19 anos, veio para o jogo.
1 x 3: Pavlovic, zagueiro do Milan, errou passe no meio-campo e deu um contra-ataque de graça para o Liverpool. Gakpo invadiu a área milanista pela esquerda e cruzou para Szoboszlai apenas escorar para o fundo do gol.
Aí não, professor... O técnico Arne Slot, do Liverpool, colocou Federico Chiesa no lugar de Salah nos acréscimos da partida. Contratado da Juventus, o italiano Chiesa é a grande novidade no elenco do Liverpool na temporada, mas teve apenas poucos segundos para mostrar algo em sua estreia pelo time inglês na Champions.
Ficha técnica
Milan 1 x 3 Liverpool
Campeonato: Liga dos Campeões da UEFA (Fase de Liga)
Data: 17/09/2024
Local: San Siro, Milão (Itália)
Hora: 16h00 (horário de Brasília)
Árbitro: Espen Eskas (Noruega)
Cartões amarelos: Calabria e Fofana (MIL), Mac Allister e Konaté (LIV)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Pulisic (MIL), 3' do 1º tempo (1-0); Konaté (LIV), 22' do 1º tempo (1-1); Van Dijk (LIV), 40' do 1º tempo (1-2); Szoboszlai (LIV), 21' do 2º tempo (1-3).
Milan: Maignan (Torriani); Calabria (Emerson Royal), Pavlovic, Tomori (Gabbia), Theo Hernández; Fofana, Loftus-Cheek (Abraham), Pulisic, Reijnders, Rafael Leão; Morata (Okafor). Técnico: Paulo Fonseca.
Liverpool: Alisson; Tsimikas, Konaté, Van Dijk, Alexander-Arnold (Joe Gomez); Mac Allister (Endo), Gravenberch, Gakpo (Luis Díaz), Szoboszlai, Salah (Chiesa); Diogo Jota (Darwin Núñez). Técnico: Arne Slot.