O cenário para um clube brasileiro campeão da Copa Libertadores não é nada favorável no quesito calendário projetando a Copa Intercontinental de Clubes.
O que aconteceu
A Fifa anunciou o calendário e as sedes da Copa Intercontinental de Clubes de 2024, torneio que substitui o Mundial. Se um brasileiro vencer a Libertadores, terá apenas três dias entre o fim do Brasileirão e a estreia em Doha, onde acontece a fase final.
Saga de 4 jogos em 12 dias. A final da Libertadores é no dia 30 de novembro, a CBF tem as últimas rodadas do Brasileirão marcadas para os dias 1º, 4 e 8 de dezembro, e a estreia do campeão da Libertadores no reformulado Mundial contra o Pachuca-MEX é no dia 11.
A CBF deve antecipar o jogo do Brasileirão do final de semana do dia 30 de novembro e 1º de dezembro com um brasileiro na final da Copa Libertadores (já que ela conhecerá o finalista antes da rodada). No dia 27 de novembro, a CBF já tem uma data de escape caso seja necessário. E o outro cenário é que o jogo antecipado seja disputado em um dos finais de semana da final da Copa do Brasil (3 e 10 de novembro), quando não haverá rodada do Brasileirão. Se a final for domingo, o jogo do Brasileirão aconteceria no sábado.
Se o campeão da Libertadores avançar, o adversário seguinte será o Al Ahly, Al Ain ou Auckland City. Depois, ainda tem a final contra o Real Madrid, campeão da Champions League, que já está garantido direto na decisão.
Atlético-MG, Botafogo, Flamengo, Fluminense e São Paulo são as equipes brasileiras que seguem sonhando com o título da Copa Libertadores. Duas delas se despedem da competição já na semana que vem, já que São Paulo e Botafogo, e Fluminense e Atlético-MG se enfrentam.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.