Criciúma vê reserva brilhar, vence em Porto Alegre e ultrapassa Grêmio

O Criciúma mostrou eficiência no ataque, soube se segurar na defesa e venceu, por 2 a 1, o Grêmio em Porto Alegre. O jogo foi válido pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro, que havia sido adiada em meio às enchentes no Rio Grande do Sul. Arthur Caíke abriu o placar para os visitantes, Villasanti igualou o marcador, e o reserva Ronald Lopes, pouco depois de sair do banco, definiu o placar.

Com o resultado, a equipe de Cláudio Tencati chegou aos 32 pontos e ultrapassou os gaúchos, que ainda têm um jogo a menos na tabela em relação aos catarinenses.

O time de Renato Gaúcho, por outro lado, estacionou nos 31 pontos.

As equipes voltam a jogar no fim de semana. O Grêmio encara o líder Botafogo em Brasília, enquanto o Criciúma, também fora de casa, mede forças com o Bahia.

Como foi o jogo

O 1° tempo teve reclamação gaúcha e eficiência catarinense. O Grêmio iniciou o duelo martelando e pediu dois pênaltis, mas não foi atendido e acabou sendo vazado por Arthur Caíke em meio à frustração pelas decisões da arbitragem. Os visitantes, por outro lado, mostraram bastante organização defensiva e foram pouco agredidos.

Na etapa final, a blitz gremista até deu resultado com o empate, mas um reserva entrou e decretou a vitória do Criciúma: Ronald Lopes. O volante foi acionado logo depois do 1 a 1 e fez um golaço de fora da área, esfriando qualquer reação por parte dos donos da casa.

Gols e destaques

Blitz e reclamação. O Grêmio iniciou o duelo pressionando o adversário, que por pouco não viu o árbitro marcar um pênalti aos três minutos: Cristaldo recebeu passe em infiltração dentro da área, caiu e reclamou muito com Davi de Oliveira Lacerda, mas o juiz não marcou qualquer infração. Os gaúchos ainda chegaram com perigo com Braithwaite, mas ficaram no quase.

Continua após a publicidade

Arthur Caíke na trave, Arthur Caíke no gol. Depois de assustar com Fellipe Mateus, o Criciúma abriu o placar aos 13 minutos. Newton, em investida na ponta direita, cruzou na medida para Arthur Caíke, que emendou um lindo voleio e carimbou a trave. A bola voltou para o próprio atacante, que tocou para o fundo das redes já com o goleiro rival no chão: 1 a 0.

Aí não, Monsalve... Os donos da casa voltaram a reclamar de um possível pênalti, desta vez, em uma simulação de Monsalve. O meia colombiano recebeu em velocidade, tentou driblar Gustavo e, sem ser atingido, dobrou o joelho. Ele foi advertido com cartão amarelo pela tentativa de cavar a penalidade.

Monsalve tentou cavar pênalti durante Grêmio x Criciúma, duelo do Campeonato Brasileiro
Monsalve tentou cavar pênalti durante Grêmio x Criciúma, duelo do Campeonato Brasileiro Imagem: ALEX VIANA/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO

Chuva aperta. O gramado da Arena sofreu com um dilúvio pouco antes do intervalo: encharcado, o campo gerou uma série de escorregões dos atletas. Em meio às dificuldades, o Grêmio tentou engatar uma nova pressão, mas parou em uma atenta defesa catarinense.

Ataque contra defesa. Os gaúchos voltaram para o 2° tempo ainda mais dispostos a atacar — o problema é que a falta de capricho ofensivo não gerou grande trabalho para Gustavo. Incomodado, Renato Gaúcho colocou o atacante Diego Costa no lugar do meia Cristaldo ainda na casa dos 12 minutos.

Grêmio fura retranca e empata. O gol mandante, depois de muita luta, saiu aos 21 minutos. Monsalve recebeu pela ponta esquerda, costurou na diagonal e tocou para Diego Costa, que deu leve toque de primeira para Villasanti. O capitão gremista bateu cruzado de perna esquerda e não deu chances de defesa para o goleiro rival: 1 a 1.

Continua após a publicidade
Villasanti em ação durante Grêmio x Criciúma, duelo do Campeonato Brasileiro
Villasanti em ação durante Grêmio x Criciúma, duelo do Campeonato Brasileiro Imagem: ALEX VIANA/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO

Ronald entra e faz golaço. O empate gerou mudanças por parte de Cláudio Tencati, que optou por acionar a dupla Ronald e Jhonata Robert para substituir Matheusinho e Fellipe Mateus. A estrela do treinador brilhou porque, com menos de dez minutos em campo, Ronald fez um golaço. O volante recebeu de Arthur Caíke, se livrou de Soteldo e, de fora da área, engatou um lindo chute que acabou no fundo do gol de Marchesín: 2 a 1.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1x2 CRICIÚMA

Data e horário: 25 de setembro de 2024, às 19h (de Brasília)
Competição: 5ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva e Douglas Pagung
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos
Cartões amarelos: Monsalve (GRE); Newton, Fellipe Mateus, Matheusinho (CRI)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Arthur Caíke (CRI), aos 13 min do 1° tempo; Villasanti (GRE), aos 21 min do 2° tempo; Ronald Lopes (CRI), aos 33 min do 2° tempo

GRÊMIO: Marchesín; João Pedro (Edenílson), Gustavo Martins, Rodrigo Caio e Reinaldo; Villasanti, Dodi (Ronald), Cristaldo (Diego Costa) e Monsalve (Aravena); Soteldo e Braithwaite (Arezo). Técnico: Renato Gaúcho

CRICIÚMA: Gustavo; Dudu (Claudinho), Rodrigo, Tobias Figueiredo e Marcelo Hermes; Barreto (Walisson Maia), Newton, Fellipe Mateus (Jhonata Robert) e Matheusinho (Ronald Lopes); Allano e Arthur Caíke (Felipe Vizeu). Técnico: Cláudio Tencati

Deixe seu comentário

Só para assinantes