Medalhões em queda na seleção? Colunistas analisam quem sobe e quem desce

Quem ganhou e quem perdeu moral na seleção brasileira nesta Data Fifa? No UOL News Esporte desta quarta-feira (16), os colunistas Walter Casagrande e Rodrigo Mattos apontaram que dois "medalhões" saem em baixa, enquanto algumas novidades deixaram boa impressão nas vitórias contra Chile e Peru, pelas Eliminatórias da Copa.

Rodrigo Mattos: Dupla do Botafogo, Gerson e Abner saem por cima

O Gerson sai por cima. Nesse jogo contra o Peru, ele pôde fazer aquelas infiltrações que ele costuma fazer no Flamengo, chegar lá na frente, parte dele o lançamento para o Igor Jesus. O Luiz Henrique também sai por cima porque fez dois gols em dois jogos. E o Igor Jesus, que entrou como alternativa de centroavante, que era uma posição que o Brasil estava carente e que inicialmente o Dorival nem usava. Ele nem queria escalar o centroavante lá na Copa América. E aí agora acho que ele se provou como um jogador muito útil, dinâmico, que conseguiu fazer pivôs. O lateral Abner acho que foi bem mesmo, mostrou ser uma alternativa na esquerda. Gostei mais do Abner do que eu vinha gostando do Arana anteriormente — defensivamente ele foi bem e também foi bem ofensivamente.

Por baixo, Danilo e Paquetá. Paquetá está mal em todas as posições. Foi tentado agora ele jogando de segundo volante, que era a posição que ele jogava mais com o Tite, e ele não foi bem mais uma vez. Fica inclusive a discussão se o Dorival deveria continuar chamando. Outro jogador que eu acho que foi bem nessas datas de FIFA foi o Savinho. Acho que tem essa discussão ali na direita em relação ao Luiz Henrique, porque o Savinho também foi bem, né? Sofreu um pênalti nesse segundo jogo, primeiro fez a jogada do gol do Igor Jesus, ele também demonstrou boas coisas. Ele estava precisando muito de um jogador para apoiá-lo na direita. Como o Danilo não subia nunca, o Wanderson pelo menos aparece lá na frente, isso dá uma crescida no futebol dele. O Savinho é um outro jogador que foi bem. E os dois pontos fracos são o Paquetá e o Danilo. Rodrigo Mattos

Casagrande: 'Eu não convocaria mais Danilo e Paquetá pra seleção'

Eu destaco o Luiz Henrique, que mostrou nessa data FIFA que tem que jogar. Ele tem que ter mais oportunidades para sair jogando, ter mais minutos pra jogar. Decidiu um jogo e participou de dois lances do segundo jogo — fez um gol e deu um passe. É um cara que mostrou nessa data FIFA que pode ser titulado na seleção brasileira. Eu acho que o Igor Jesus também, eu gosto do Igor Jesus, já estava pedindo uma chance para ele nas outras convocações, é um ótimo centroavante. E o Gerson é indiscutível. O Gerson dá uma qualidade técnica, uma criatividade e uma velocidade de raciocínio muito grande como segundo volante. Um volante e o Gerson do lado ali pra bola sair mais rápido, pra bola sair redonda, pra ele se infiltrar como um elemento surpresa. O Gerson nessa partida mostrou que tem chance de ser titular mesmo. Para mim, seria titular. E eu acho que o Abner sai muito bem na parada. Com esses dois jogos, na próxima convocação, se ele estiver jogando tranquilamente, é convocado para ser titular.

O Wanderson mostrou que a era Danilo acabou. Vamos ser realistas, o Danilo ficou quase 10 anos na seleção, mas nada aconteceu de importante pra gente falar que ele é insubstituível. Não é verdade. Os fatos são esses. O Danilo não foi um grande lateral direito na seleção, então tem outros jogadores para entrar no lugar dele e jogar, talvez façam até uma carreira muito mais importante na seleção do que ele. O Wanderson abriu essa porta. Paquetá e Danilo eu não convocaria mais. O Paquetá, além de estar jogando mal, tem esse problema, o problema dele é sério, está sendo investigado. Está lá o nome dele correndo risco até de ser banido do futebol. E o Danilo já deu, não tem mais que ser convocado. Walter Casagrande

Endrick merecia um espaço que não foi dado a ele na seleção, diz Casão

Continua após a publicidade

Na opinião de Casagrande, Endrick não recebeu de Dorival Jr. as oportunidades que mereceu na seleção, principalmente na Copa América. Agora, com Igor Jesus bem como centroavante, a situação ficou mais difícil para o atacante do Real Madrid conquistar a vaga.

Lives de clubes no YouTube do UOL Esporte

Toda semana, sempre às 17h (de Brasília), o canal do UOL Esporte no YouTube tem lives 100% voltadas para você, torcedor de Corinthians, Flamengo, Palmeiras ou São Paulo. A cada dia, um clube diferente! Então, torcedor, fica esperto:

Live do Flamengo - segunda-feira (às 17h de Brasília)
Live do Palmeiras - terça-feira (às 17h de Brasília)
Live do São Paulo - quinta-feira (17h de Brasília)
Live do Corinthians - sexta-feira (17h de Brasília)

Confira os horários das lives do UOL Esporte

09h - UOL News Esporte - Eduardo Tironi e o time de colunistas do UOL comentam as principais notícias do dia.
11h - De Primeira - Domitila Becker, PVC e André Hernan revelam os bastidores do mundo da bola.
18h - Fim de Papo - Marília Ruiz, Renato Maurício Prado e convidados debatem os principais temas do dia no futebol.

Continua após a publicidade

Assista ao UOL News Esporte na íntegra

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.