Técnico lembra chegada de Militão à Europa: 'Não tinha noção tática'

Sérgio Conceição, técnico do Porto por sete anos, falou em palestra promovida pelo site italiano Tuttosport sobre jovens jogadores que foram treinados por ele. De acordo com o treinador português, Éder Militão foi um dos jogadores que ele "endireitou".

O que aconteceu

O técnico foi um dos convidados para palestrar na Casina Poste de Roma, por ocasião da apresentação do Golden Boy. O evento é promovido pelo Tuttosport e premia o melhor jogador com até 21 anos.

Treinador do Porto de 2017 até sua saída em junho deste ano, Sérgio Conceição treinou Éder Militão na temporada 2018/2019. De acordo com o técnico português, Militão "não tinha a menor noção de tática".

Tecnicamente ele era muito forte e fisicamente era um monstro, mas não tinha noção de tática. Na verdade, ele não sabia o que fazer dentro ou fora do campo Sérgio Conceição

O técnico afirmou ainda que foi necessário um trabalho intenso, com apresentações de vídeo para Militão entender noções sobre o jogo. "Mostramos vídeos e depois trabalhamos os espaços, o momento de ser agressivo, marcação pressão e por zona. Aí ele deu um salto de qualidade", explicou.

Antes de ir para o Porto, Militão jogou no São Paulo nas temporadas de 2017 e 2018. Ele foi lançado no time profissional por Rogério Ceni, e também atuou com treinadores que passaram pelo Tricolor após a saída de Ceni, como Dorival Júnior, André Jardine e Diego Aguirre.

O zagueiro brasileiro foi vendido do São Paulo para o Porto aos 19 anos, em julho de 2018, por 7 milhões de euros (R$ 42 milhões). Apenas um ano depois, em março de 2019, o Real Madrid anunciou a contratação do zagueiro por 50 milhões de euros (R$ 306 milhões).

Sérgio Conceição disse ainda que deu outros conselhos ao zagueiro brasileiro. Principalmente sobre como estar em forma e levar a carreira a sério. "Se eu fosse sambar e comer picanha no fim de semana, não jogaria no Real Madrid", afirmou.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.