Sérgio Conceição, técnico do Porto por sete anos, falou em palestra promovida pelo site italiano Tuttosport sobre jovens jogadores que foram treinados por ele. De acordo com o treinador português, Éder Militão foi um dos jogadores que ele "endireitou".
O que aconteceu
O técnico foi um dos convidados para palestrar na Casina Poste de Roma, por ocasião da apresentação do Golden Boy. O evento é promovido pelo Tuttosport e premia o melhor jogador com até 21 anos.
Treinador do Porto de 2017 até sua saída em junho deste ano, Sérgio Conceição treinou Éder Militão na temporada 2018/2019. De acordo com o técnico português, Militão "não tinha a menor noção de tática".
Tecnicamente ele era muito forte e fisicamente era um monstro, mas não tinha noção de tática. Na verdade, ele não sabia o que fazer dentro ou fora do campo Sérgio Conceição
O técnico afirmou ainda que foi necessário um trabalho intenso, com apresentações de vídeo para Militão entender noções sobre o jogo. "Mostramos vídeos e depois trabalhamos os espaços, o momento de ser agressivo, marcação pressão e por zona. Aí ele deu um salto de qualidade", explicou.
Antes de ir para o Porto, Militão jogou no São Paulo nas temporadas de 2017 e 2018. Ele foi lançado no time profissional por Rogério Ceni, e também atuou com treinadores que passaram pelo Tricolor após a saída de Ceni, como Dorival Júnior, André Jardine e Diego Aguirre.
O zagueiro brasileiro foi vendido do São Paulo para o Porto aos 19 anos, em julho de 2018, por 7 milhões de euros (R$ 42 milhões). Apenas um ano depois, em março de 2019, o Real Madrid anunciou a contratação do zagueiro por 50 milhões de euros (R$ 306 milhões).
Sérgio Conceição disse ainda que deu outros conselhos ao zagueiro brasileiro. Principalmente sobre como estar em forma e levar a carreira a sério. "Se eu fosse sambar e comer picanha no fim de semana, não jogaria no Real Madrid", afirmou.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.