Corinthians corre risco de ficar fora da próxima Copa do Brasil; entenda

Eliminado nas semifinais da Copa do Brasil pelo Flamengo, o Corinthians corre risco de ficar fora da competição em 2025.

O que aconteceu

O Corinthians ainda tem dois caminhos para garantir vaga na próxima edição do torneio de mata-mata:

  • ficar entre os seis primeiros colocados do Brasileirão, excetuando aqueles que têm vaga na Libertadores. A lista ficaria mais larga ainda em caso de título de um clube brasileiro na Libertadores e na Sul-Americana.
  • vencer a Copa Sul-Americana

A primeira opção é praticamente inviável, uma vez que o Timão, atualmente, briga para não ser rebaixado. A distância atual para o sexto colocado, que é o Internacional, é de 17 pontos.

Desta forma, o título da Sula surge como opção concreta para o Corinthians marcar presença na próxima Copa do Brasil. Se vencer, o Timão ganha automaticamente uma vaga na Libertadores 2025, sendo que os times que disputam a Liberta entram direto na terceira fase da Copa do Brasil.

O time alvinegro disputa as semifinais da Sul-Americana, contra o Racing, da Argentina, a partir de quinta-feira (24), às 21h30 (de Brasília), em jogo que acontece na Neo Química Arena. O duelo de volta está marcado para o dia 31, na Argentina.

Como funcionam as vagas

O drama do Corinthians passa por uma mudança feita pela CBF no fim de 2022 em relação aos critérios de classificação para a Copa do Brasil. A entidade excluiu como parâmetro o Ranking Nacional de Clubes (RNC) e o substituiu pelos torneios estaduais.

A Federação Paulista de Futebol (FPF) tem direito a seis vagas. Cinco delas saem do Campeonato Paulista e são dadas aos quatro semifinalistas e ao time eliminado nas quartas de final com melhor campanha. Na edição deste ano, o Timão deu adeus ainda na primeira fase.

Continua após a publicidade

A sexta vaga vai ficar com o Votuporanguense, vice-campeão da Copa Paulista deste ano. O campeão Monte Azul teve o direito de escolher entre disputar a Série D ou a Copa do Brasil, mas preferiu optar pela quarta divisão do futebol nacional. Com isso, o CAV ganhou a vaga para o torneio de mata-mata.

Siga o UOL Esporte no

17 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Maur Cio Martins Barbieri

Então, perderam a vaga para a votuporanguense... Não tem Libertadores, não tem Copa do Brasil... Mas vai com tudo para o Bi da série B! CAI, Corínthians!

Denunciar

Paulo Roberto Macario

O timão não pode ficar ausente senão vamos zoar quem?

Denunciar

Patrick Parmigiani

"ficar entre os seis primeiros colocados do Brasileirão, EXCETUANDO aqueles que têm vaga na Libertadores". Ou seja, pelo que entendi, a régua não é o Inter, mas sim o Grêmio com 35 pontos, apenas 3 pontos acima do Corinthians. Se Pré-Liberta não contar, a régua subiria para os 37 pontos do Vasco. Com 8 rodadas a serem disputadas, tem muito ponto em jogo ainda. Mil vezes mais fácil conquistar a vaga pelo Brasileirão.

Denunciar