O futebol argentino vive uma "guerra fria prestes a explodir" entre a AFA (Associação do Futebol Argentino) e o governo de Javier Milei, afirmou o jornalista Lucho Silveira, comentarista da ESPN, no De Primeira.
É uma guerra fria, uma guerra política que envolve muita grana, muito poder. Por enquanto, está nos bastidores, mas ela está a ponto de explodir. Lucho Silveira
A disputa velada explica o cancelamento do rebaixamento na atual edição do Campeonato Argentino, que terá 30 times na próxima temporada, diz Silveira. No bastidores, há uma disputa entre AFA e o governo Milei pelo modelo de gestão (associativo ou SAF) dos clubes.
Não é uma decisão que está sendo tomada em janeiro para o campeonato que vem, tal qual a do ano passado, que era de três rebaixamentos e caiu para dois. Agora ele está tirando todos os rebaixamentos no meio da temporada.
Enquanto a AFA trabalha com a manutenção dos clubes associativos --ou seja, bloqueando a chegada das SAFs ou das SADs--, o governo federal trabalha com a abertura dos capitais e a entrada no país. O que faz o Claudio Tapia? Ele antecipa as eleições da AFA para que ele seja reeleito, corta o rebaixamento e traz mais dois clubes para sua base votante.
Em contrapartida, o presidente Javier Milei retirou benefícios dos clubes através de um decreto que foi feito essa semana. Lucho Silveira
'River que pega o Galo hoje está abaixo dos últimos 10 anos', diz Lucho
O River Plate, que enfrenta o Atlético-MG hoje (22), na Arena MRV, pela semifinal da Libertadores, está abaixo das outras equipes que Marcelo Gallardo montou no clube na última década, avaliou Lucho Silveira.
Esse River que chega hoje para enfrentar o Galo ainda está abaixo do que foi aquele River que ganhou a Libertadores da América e que foi o grande adversário dos brasileiros nos últimos 10 anos. Ainda não pegou velocidade esse novo trabalho do Gallardo.
Ainda não é aquele River daquele Marcelo Gallardo. Isso é importante porque ele volta e automaticamente todo mundo pensa que voltou o River vencedor, campeão, que jogava lindo, que está tudo certo. Mas não tem passe de mágica no futebol. Lucho Silveira
Corinthians minimiza insatisfação de jogadores com Ramón Díaz, diz Hernan
A diretoria do Corinthians minimizou a insatisfação de parte do elenco com a "panela" de Ramón Díaz, informou o colunista André Hernan, no De Primeira.
No Corinthians, minimizaram, não quiseram botar mais lenha na fogueira. É uma questão que o Ramón Díaz vai resolver com os jogadores, com aqueles que estão insatisfeitos. É o trabalho do técnico. O técnico é bem pago pra isso, pra gerir elenco, fazer a gestão do grupo. André Hernan
Segundo o colunista, a situação é tratada com naturalidade no Corinthians. Internamente, a briga pela vaga no time titular é vista como positiva pela comissão técnica.
Quando eu fui perguntar se isso poderia interferir daqui pra frente no Campeonato Brasileiro, a resposta foi nesse sentido: se o Ramón Díaz achar que tem jogador satisfeito de não entrar, aí que ele ia ficar p*** da vida.
No dia em que o jogador que estiver na reserva não quiser entrar, tem alguma coisa errada. O Ramón Díaz quer mesmo os caras insatisfeitos, que os caras queiram a vaga no time, porque aí gera uma competição. André Hernan
Lives de clubes no YouTube do UOL Esporte
Toda semana, sempre às 17h (de Brasília), o canal do UOL Esporte no YouTube tem lives 100% voltadas para você, torcedor de Corinthians, Flamengo, Palmeiras ou São Paulo. A cada dia, um clube diferente! Então, torcedor, fica esperto:
Live do Flamengo - segunda-feira (às 17h de Brasília)
Live do Palmeiras - terça-feira (às 17h de Brasília)
Live do São Paulo - quinta-feira (17h de Brasília)
Live do Corinthians - sexta-feira (17h de Brasília)
Confira os horários das lives do UOL Esporte
09h - UOL News Esporte - Eduardo Tironi e o time de colunistas do UOL comentam as principais notícias do dia.
11h - De Primeira - Domitila Becker, PVC e André Hernan revelam os bastidores do mundo da bola.
18h - Fim de Papo - Marília Ruiz, Renato Maurício Prado e convidados debatem os principais temas do dia no futebol.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.